17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Manejo e controle das doenças no tomateiro

Manejo e controle das doenças no tomateiro

Autores

Carlos Antônio dos Santos
Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
carlosantoniods@ufrrj.br
Margarida Goréte Ferreira do Carmo
Engenheira agrônoma, doutora em Fitopatologia e professora – UFRRJ
gorete@ufrrj.br
Laura Carine Candido Diniz Cruz
Graduanda em Agronomia – UFRRJ

Crédito: Alice Quezado

O tomateiro é uma das principais culturas do segmento hortaliça do agronegócio brasileiro. Devido à grande quantidade produzida e comercializada, sua produção tem sido associada à obtenção de bons lucros e benefícios para toda a cadeia produtiva. No entanto, por ser uma lavoura que demanda altos investimentos, necessita ser bem planejada e manejada para alcançar índices satisfatórios de produtividade e retorno.

A produção do tomate está sujeita à interferência de uma série de fatores capazes de afetar negativamente o desempenho e o retorno econômico das lavouras. Dentre estes, as doenças se destacam nos desafios a serem superados pelos produtores, os quais devem ter atenção redobrada no manejo fitossanitário da cultura.

Em destaque

Diversos agentes, como fungos e oomicetos, bactérias, vírus e nematoides são capazes de infectar o tomateiro e provocar prejuízos, limitando sua produção. Dentre as doenças foliares se destacam a requeima, causada pelo oomiceto Phytophthora infestans; a alternariose ou pinta-preta, causada pelo fungo Alternaria solani; a pinta-bacteriana causada por Pseudomonas syringae pv. tomato, a mancha-bacteriana, causada pelo complexo Xanthomonas spp., além de viroses diversas.

Estas doenças são importantes por, dentre outros fatores, reduzirem a área foliar fotossinteticamente ativa, prejudicando o desenvolvimento das plantas e o crescimento dos frutos, além de, em alguns casos, infectarem os frutos, depreciando-os.

O tomateiro também está sujeito ao ataque de doenças causadas por patógenos habituais do solo. Estes podem infectar as raízes, o colo e o sistema vascular das plantas, causando sintomas diversos, como podridão radicular e do colo e necrose vascular, que afetam o desenvolvimento da planta, podendo levar à sua morte prematura.

São exemplos frequentes de doenças causadas por patógenos que habitam o solo: tombamentos de mudas no viveiro e podridão de colo e da raiz, causados por Pythium spp., Rhizoctonia solani e Fusarium solani; infecções vasculares e murchas, como a murcha-de-fusário, causada por F. oxysporum f. sp. lycopersici; murcha-de-verticílio causada por Verticillium albo-atrum e V. dahliae e murcha-bacteriana, causada por Ralstonia solanacearum.

Além destas, temos as doenças causadas por nematoides de galhas nas raízes, como Meloydogine spp. Estas doenças são capazes de causar restrição ao crescimento radicular, reduzir a absorção e transporte de água e de nutrientes e limitar o desenvolvimento da planta, causando falhas no estande e redução da produtividade.

Regiões mais afetadas

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.