17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Nutrição inteligente é economia de custos no cafeeiro

Nutrição inteligente é economia de custos no cafeeiro

Autores

Tayna Amaro de Carvalho
taynacarvalho12@hotmail.com
Luana Keslley Nascimento Casais
luana.casais@gmail.com
Denilze Santos Soares
denilzesoares@gmail.com
Graduandas em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Luciana da Silva Borges
Doutora e professora – UFRA e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Horticultura da Amazônia (Hortizon) e Núcleo de Pesquisa em Agroecologia (NEA)
luciana.borges@ufra.edu.br

Fotos: Shutterstock

Entre as vantagens da utilização dos adubos de liberação lenta têm-se a praticidade e o ganho operacional, sendo possível, em muitos casos, reduzir o número de operações de adubação, bem como o risco de salinização e ter mais flexibilidade, já que os produtores de café podem escolher no mercado diferentes fertilizantes de liberação controlada, tendo a velocidade da liberação do nutriente definida conforme a demanda da cultura.

Um dos principais custos na cafeicultura é com adubação, boa parte da qual é perdida por lixiviação, volatilização ou adsorção, assim, esses problemas se tornam umas das maiores preocupações por pesquisadores e produtores rurais. Com as atualizações da tecnologia surgiram os conceitos de nutrição controlada ou lenta.

Fertilizante de liberação controlada é um termo usado quando o tempo de duração da liberação do nutriente já é conhecido, enquanto o termo liberação lenta é empregado quando a liberação dos nutrientes depende unicamente do clima, não podendo ser previsto pelo tempo.

No processo de fabricação dos fertilizantes, eles são encapsulados por uma camada de material insolúvel em água com microporos, que permitem o controle da entrada e saída de água no grânulo do fertilizante, sincronizando assim a liberação dos nutrientes com as necessidades da planta em absorvê-los.

Há economia de 20 a 30% destes fertilizantes, quando comparados a um fertilizante convencional, mantendo o mesmo rendimento do cultivo usando menos produto. Por meio da sincronização de liberação, os fertilizantes de liberação controlada melhoram a absorção de nutrientes pelas plantas, reduzem perdas por lixiviação, volatilização e outros.

Vantagens da nutrição inteligente

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.