17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Hortifrúti Como obter uma alta produtividade de mandioquinha-salsa?

Como obter uma alta produtividade de mandioquinha-salsa?

Autores

Luís Paulo Benetti Mantoan
Biólogo e doutorando em Ciências Biológicas/Fisiologia Vegetal – UNESP
luismantoan@gmail.com
Carla Verônica Corrêa
Engenheira agrônoma e doutoranda em Fisiologia Vegetal/Metabolismo Mineral – UNESP
cvcorrea1509@gmail.com 

Fotos: Embrapa Hortaliças

Para se obter elevadas produções de mandioquinha-salsa, vários pontos são primordiais, no entanto, a cultivar é uma das principais. Dessa forma, os centros de pesquisas e empresas sempre procuram desenvolver materiais mais produtivos e em vários casos com maiores resistências as principais pragas e doenças.

Mas, para a obtenção de elevadas produções, não adianta apenas o material genético ser de qualidade se não forem realizados manejos adequados. Assim, deve-se ter atenção especial para a preparação do solo, que precisa ser aerado, profundo para garantir a formação de raízes de qualidade, além de bem drenado.

O manejo da irrigação é outro ponto crucial, pois, em excesso, irá ocasionar o desenvolvimento de raízes pequenas, escuras e aumentar a incidência de doenças. O produtor também deve realizar a calagem e, se possível, a gessagem. Outro ponto de destaque é a adubação. Para obter altas produções, são necessárias altas doses de fósforo.

Além disso, a adubação nitrogenada deve ser bem equilibrada, pois, em excesso, resultará em excesso de formação de parte aérea e baixa produção de raízes comerciais.

Época de plantio

Em relação à época de plantio, nas regiões de altitudes entre 800 e 1.400 m a mandioquinha-salsa pode ser cultivada durante todo o ano, devendo, no entanto, evitar os locais onde há a ocorrência de geadas. No plantio de inverno, o estande pode ser maior por causa da menor perda de mudas por apodrecimento. Porém, o ciclo é mais prolongado.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.