Autor
José Celson Braga Fernandes
Engenheiro agrônomo e mestre em Ciências Agrárias/Energias Renováveis e Biocombustíveis
celsonbraga@yahoo.com.br
Ligada diretamente ao planejamento agrícola, a análise de solo é de suma importância no desempenho das culturas. Por meio delas é possível identificar o estado atual da fertilidade do solo para que possamos tomar as decisões necessárias e, consequentemente, corrigir de forma mais precisa as características produtivas do solo, o que afetará o potencial de rendimento final da cultura.
A análise de solo deve ser realizada antes de qualquer plantio, com o intuito de levantar as características físicas, químicas e microbiológicas do solo. Para o desenvolvimento da maioria das culturas agrícolas é necessário que o solo se encontre com pH adequado, em torno de 5,5 – 7,0, com maior disponibilidade de nutrientes no solo. Nesse sentido, quando da introdução e manutenção de qualquer cultura se faz necessária a realização desse levantamento com certa periodicidade.
Após as análises de solo é realizada a interpretação dos dados disponíveis, com a verificação da necessidade de correção do solo e de realizar uma correção (calagem). Para esta técnica levam-se alguns dias para que ocorra reação no solo e, consequentemente, atinja o pH ideal que possa disponibilizar nutrientes que contribuirão par ao desenvolvimento da cultura.
Desse modo, tais fatores justificam a necessidade da coleta antecipada dessas amostras, que se recomenda ser feita três meses antes do plantio.
Manejo
Para a coleta de solo, a área escolhida deve ser analisada e identificada verificando a homogeneidade do perfil, topografia, histórico da lavoura, entre outras. Para uma boa amostragem, a gleba deve ser separada em áreas que apresentem características incomuns e realizadas essas coletas.
Os materiais utilizados na coleta de solo são, geralmente: pá de corte, para realizar secção transversal no solo, retirando cerca de 500 g de solo, trados ou amostradores mecânicos, que são introduzidos no solo para coletar amostras. A quantidade de amostras de solo para representar a fertilidade da área a ser trabalhada dependerá do manejo que o produtor escolheu para seu plantio.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.