Autores
José Braz Matiello
jb.matiello@gmail.com
Marcelo Jordão Filho
marcelo@fundacaoprocafe.com.br
Engenheiros agrônomos da Fundação Procafé
A florada do café é uma das épocas mais importantes e bonitas do ciclo cafeeiro. Além de decorar as lavouras, registra o nascimento da próxima safra. Essa fase costuma acontecer entre outubro e dezembro, mas atualmente está ficando cada vez mais comum observar floradas fora de época causadas pela instabilidade climática.
Este fenômeno resultará em um problema ainda maior: a desigualdade na maturação dos cafés. Com isso, um único pé poderá apresentar frutos verdes, cerejas, passas e secos na mesma época e até flores mais tardias, dificultando o processo de colheita e diminuindo a quantidade e a qualidade da safra.
O fenômeno vem ocorrendo devido às mudanças no clima, com chuvas mais precoces e com mais calor.
Panorama
Em meados de agosto de 2018 ocorreu uma florada precoce em cafeeiros em muitas regiões de café arábica, no Centro-Sul do País. Ela veio com uma a duas chuvas que ocorreram, com volume de 20-60 mm, no início de agosto.
Como as plantações de café vinham de um período de estresse hídrico, iniciado em abril/maio, já acumulando em julho/agosto um déficit hídrico, parte dos botões florais mais velhos já estavam em bom estágio, aptos para se abrirem em flores, quando da ocorrência de um diferencial hídrico pelas chuvas.
Neste ano de 2019 o fenômeno se repetiu em diversas regiões, também com chuvas esparsas em agosto. Com isso, tivemos na safra de 2019, e teremos novamente o problema em 2020, com a presença de flores e frutos quase na mesma época. A floração aconteceu com maior intensidade em lavouras cujos cafeeiros se encontravam com maior nível de estresse, havendo florada mais intensa em lavouras desfolhadas, em cafeeiros jovens e em variedades mais precoces e que sofrem maior estresse, como na Mundo Novo.
Ainda, a florada foi maior do lado dos cafeeiros mais batidos pelo sol da tarde, assim como no ponteiro das plantas.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.