Autores
Milena Christy Santos
Engenheira agrônoma e mestre em Agronomia
milena.santos@agroceres.com
Larissa Oliveira Gomes Ribeiro
Marcele Karine Carvalho
Graduandas em Agronomia
O sucesso de uma lavoura depende de vários fatores, mas, sem dúvida, o uso de sementes de qualidade é primordial, já que ela é o veículo de toda tecnologia gerada em programas de melhoramento. A qualidade da semente começa a ser definida durante a colheita, e o processo de beneficiamento pode ajudar a elevar a qualidade do lote de sementes. Após o beneficiamento, os cuidados com as sementes devem ser aumentados, uma vez que a curva de deterioração começa a declinar.
No armazenamento, os teores de umidade e temperatura são decisivos para manutenção de germinação e vigor. Com o controle desses fatores é possível armazenar as sementes por longos períodos, sem que haja perda na qualidade fisiológica.
As sementes são higroscópicas, e durante o armazenamento em ambientes com alta umidade pode ocorrer a degradação de seus tecidos devido à peroxidação lipídica, prejudicando diretamente o vigor e a germinação. Portanto, o ambiente ideal para armazenamento deve ter umidade relativa abaixo de 60% e temperatura abaixo de 17ºC.
Para alcançar esses valores, o ideal é utilizar armazéns refrigerados. Em alternativa, a construção de barracões com pé direito alto facilita a passagem da corrente de ar e ajuda na diminuição da temperatura ambiente.
Fitossanidade sob controle
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.