17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Florestas Quais as técnicas de corte ampliam produtividade?

Quais as técnicas de corte ampliam produtividade?

Autor

Luís Paulo Benetti Mantoan
Biólogo e doutor em Ciências Biológicas/Fisiologia Vegetal – UNESP-Botucatu
luismantoan@gmail.com
Carla Verônica Corrêa
Engenheira agrônoma e doutora em Agronomia/Fisiologia e Nutrição De Plantas – UNESP-Botucatu
cvcorrea1509@gmail.com  
Créditos Daniel Papa

Além dos equipamentos e sistemas de corte adequados, a madeira, para ser beneficiada, segue alguns passos que são comuns em todas as indústrias de beneficiamento. Alguns requisitos não são normas obrigatórias, mas a maioria das indústrias de beneficiamento de madeira os seguem. Outros são procedimentos obrigatórios, e são fiscalizados pelo Ibama. Para agilizar o processo produtivo é preciso estar atento a todas as etapas da exploração.

Orientação

A forma com que as técnicas de corte podem aumentar ou diminuir a produtividade das principais espécies florestais de interesse econômico dependerá da espécie em questão. Outro aspecto importante a levar em consideração é a finalidade dessa madeira. Como exemplo, podemos citar o eucalipto. Essa espécie pode ser destinada à obtenção de toras, papel e celulose, lenha para silos, madeira para indústria, entre tantas outras.

Em geral, todas as espécies são beneficiadas com as técnicas adequadas de corte. No entanto, as espécies que apresentam rebrotas são as que mais merecem atenção em relação aos cuidados com a colheita, ou seja, com o corte. Como exemplo de espécie que apresenta rebrota, tem-se o eucalipto, justamente a espécie mais cultivada no Brasil. Por isso a importância de se investir em maquinário adequado para efetuar seu corte.

Para se ter uma ideia, os plantios de eucalipto ocupam em torno de 5,6 milhões de hectares da área de árvores plantadas com destino comercial no País, enquanto os plantios de pinus ocupam 1,6 milhão de hectares.

Manejo

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.