17.5 C
Nova Iorque
quarta-feira, novembro 27, 2024
Início Revistas Hortifrúti Quais os benefícios dos Aminoácidos em repolho?

Quais os benefícios dos Aminoácidos em repolho?

Autores

Jorge Jacob Neto
Professor titular e Ph.D. – Departamento de Fitotecnia – Instituto de Agronomia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
j.jacob@globo.com
Joice de Jesus Lemos
Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia
joicelemosufrrj@hotmail.com
Fotos: Shutterstock

O repolho (Brassica oleracea var. capitata) é uma hortaliça herbácea, com folhas arredondadas e cerosas, formando uma cabeça compacta. Esta planta é originalmente de clima mais ameno, entretanto, ao longo do tempo, com o trabalho de melhoramento vegetal, foram obtidas cultivares adaptadas a temperaturas elevadas, possibilitando o plantio e a colheita em diferentes épocas e regiões do País.

O repolho pertence à família das brássicas, a mesma de outros vegetais, como o brócolis e a couve-flor, e possui grande importância econômica, por ser consumido por grande parte da população mundial. O repolho é a brássica mais consumida no Brasil, apresentando um alto valor nutricional, com elevadas concentrações de cálcio, fósforo, proteínas, vitamina A e C.

Exigência nutricional

Esta hortaliça possui elevada necessidade de nutrientes, principalmente nitrogênio e potássio, sendo necessário realizar adubação, visto ser uma das hortaliças mais extratoras de nutrientes do solo.

Recomenda-se aplicar nitrogênio e potássio, fornecidos aos 30 e 60 dias, elementos que aceleram o desenvolvimento normal da cabeça, principalmente quando associado a esterco orgânico. A adubação com nitrogênio tende a aumentar a produção e otimiza a qualidade de repolho.

Por outro lado, doses reduzidas de nitrogênio podem resultar em baixa produtividade e em plantas de cabeças menores. Como acontece com outras plantas, doses elevadas de nitrogênio podem favorecer o crescimento excessivo das folhas.

O nitrogênio mineral, após ser absorvido e assimilado, participa de várias ações metabólicas, como a formação de aminoácidos e proteínas. A relação direta entre a concentração de nitrogênio na planta e a função fisiológica dos aminoácidos ainda não é bem entendida. Isto acontece provavelmente devido ao fator quantitativo, ou seja, a planta necessita de doses maiores de nitrogênio, muito superiores às que os aminoácidos poderiam fornecer.

Entretanto, pode ser especulado que um dos efeitos da entrada de aminoácidos nas células da planta poderia ser o fornecimento do nitrogênio contido em suas moléculas em subdoses, aumentando o rendimento.

É consenso que, além da adubação orgânica, a fertilização com nutrientes minerais deve atender os princípios da nutrição equilibrada das plantas.

Os aminoácidos

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.