17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Milho-pipoca é um novo atrativo para o produtor?

Milho-pipoca é um novo atrativo para o produtor?

Autores

Israel Alexandre Pereira Filho
Emerson Borghi
Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo
Crédito: Pixabay

O milho-pipoca (Zea mays L.) é um tipo de milho que tem como característica principal grãos duros e pequenos que possuem a capacidade de estourar devido a uma pressão de 135 psi formada dentro do grão quando aquecidos ao redor de 185º C.

Antigamente, classificava-se o milho-pipoca como Zea mays L. var. everta. Entretanto, trabalhos recentes relatam que o gênero Zea é monotípico, e que todos os grupos de milho, que eram classificados como espécies ou subespécies, não passam de formas genéticas bem definidas e outras complexas, da estrutura do grão.

Mercado

O milho-pipoca é um alimento bastante apreciado no Brasil, tendo mostrado um aumento exponencial e um mercado promissor que só cresce, mas mesmo assim ainda é dependente do processo de importação para atender à demanda de consumo interna. Isso se deve, principalmente, à limitação de sementes de qualidade e ao uso muitas vezes de tecnologias inadequadas em seu sistema de produção.

O cultivo do milho-pipoca no Brasil ainda se restringe a pequenas áreas, mas com boas perspectivas de expansão para áreas maiores com uso de tecnologias modernas, visando o mercado de sementes e o setor industrial de empacotamento.

A área plantada com este tipo de milho varia de ano para ano, em função da demanda de mercado futuro. Entretanto, vem crescendo a necessidade de informações a respeito do cultivo deste tipo de milho, não só pela diversificação agrícola, mas também pelos bons preços ofertados ao produto no mercado.

Importância econômica e consumo

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.