Autora
Andréia Cristina Silva Hirata
Pesquisadora científica – APTA/SAA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)
andreiacs@apta.sp.gov.br
Em geral, os solos brasileiros apresentam elevada acidez, a qual deve ser corrigida para o pleno desenvolvimento do sistema radicular das plantas e disponibilidade dos nutrientes. Desse modo, a correção do solo é muito importante nos cultivos agrícolas devido aos benefícios que resultam desta prática.
Comparado a outras culturas, o tomateiro apresenta elevada exigência em adubação, sendo utilizadas altíssimas doses de adubo no sistema de produção da cultura. Esse investimento em adubação, que é parte importante do custo de produção, tem sua eficácia comprometida pela acidez do solo, quando não corrigida. O pH de 6,0 a 6,5 é a faixa onde ocorre disponibilidade adequada da maioria dos elementos.
Manejo
A dose deve ser calculada de acordo com a análise de solo, visando atingir saturação de bases de 80%. O calcário deve ser aplicado em área total cerca de dois a três meses antes do plantio. É importante a sua incorporação a pelo menos 30 cm de profundidade, para um adequado desenvolvimento das raízes da cultura.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.