17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos As bactérias que promovem o crescimento das plantas?

As bactérias que promovem o crescimento das plantas?

Fotos: Shutterstock

Cientistas do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), do Brasil, estudam bactérias que promovem o crescimento das plantas. Por estes microrganismos terem sido isolados do solo, possuem potencial para uso como biofertilizantes, sem contaminar a água ou causar alterações que prejudiquem o próprio solo, como pode ocorrer com fertilizantes químicos.

Este estudo foi coordenado por Juliana Velasco, pesquisadora do LNBR/CNPEM, que explica sobre seu objetivo: “Depois de isolar as bactérias do solo, nossa equipe começou a identificar os chamados compostos orgânicos voláteis (COVs), produtos derivados do metabolismo de bactérias que promovem o crescimento vegetal. Estas pequenas moléculas sinalizadoras são interessantes, pois podem induzir o crescimento das plantas mesmo em baixas concentrações, e elas podem difundir facilmente pelo solo, não havendo a necessidade de colonizar a rizosfera ou raiz da planta. O objetivo agora é investigar e entender como o metabolismo vegetal é alterado por causa dessas moléculas de sinalização”, diz a pesquisadora.

Durante a primeira fase do trabalho, foram utilizadas duas espécies de plantas modelo, Arabidopsis thaliana e Setaria viridis. Os pesquisadores selecionaram as cepas bacterianas que mais contribuíram para o crescimento dessas plantas e agora estão testando-as no arroz, mesmo em laboratório. “Sabemos que é impossível substituir completamente os fertilizantes químicos. Mas, certamente podemos reduzir significativamente o seu uso por meio da aplicação de produtos biológicos”, diz Bruno Henrique, mestrando no LNBR/CNPEM orientado pela Dra Juliana Velasco.

O que se viu

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.