Autores
João Eduardo Ribeiro da Silva
Doutor em Agronomia/Fitotecnia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
johned87@yahoo.com.br
Ketherlen Júnia Alves Andrade Cotta
Professor do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário do Triângulo – UNITRI
ketherlen@hotmail.com
Os cavacos de madeira são um termo utilizado na indústria madeireira para designar pequenos pedaços de madeira, que podem ter tamanhos variáveis entre 5,0 e 50 mm. A qualidade do cavaco está diretamente ligada à matéria-prima e à tecnologia utilizada na sua produção.
Existem três tipos de cavacos: de resíduos florestais (tipo I), de resíduos de serrarias (tipo II) e aqueles provenientes de cortes de árvores (tipo III). O primeiro é proveniente de sobras como galhos e folhas, tendo umidade em torno de 50%, o que piora sua futura utilização como lenha.
O segundo é oriundo de restos de serraria, e são pequenos pedaços de madeira que são posteriormente processados. Geralmente possuem umidade entre 40 e 50%. O último tipo é proveniente do processamento de árvores inteiras, que ficam no campo secando após a colheita por até seis meses. Após, são processadas, apresentando umidade em torno de 30% e tamanhos uniformes, tornando esses os mais valorizados tipos de cavacos a serem utilizados em caldeiras de grandes centrais de produção de calor, para usinas ou produção de energia, sendo o objetivo da lavoura a produção de biomassa para a indústria.
Vantagens
O uso de cavacos de madeira como biomassa está em franca expansão no Brasil, e já corresponde a 10% da matriz energética no País. Estudos apontam que a energia por biomassa, ao lado da eólica e solar, deve passar por uma grande expansão nos próximos anos.
As vantagens do cavaco são a facilidade de armazenamento, que pode ser em silos ou em pilhas ao ar livre, além da preservação ecológica, pois utiliza restos de árvores ou árvores que seriam descartadas para a produção de energia para a indústria.
Mecanização
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.