17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Grãos O fósforo otimização do sistema radicular do feijoeiro?

O fósforo otimização do sistema radicular do feijoeiro?

Autor

Marco Túlio Gonçalves de Paula
Engenheiro agrônomo e mestrando em Qualidade Ambiental – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
mtulio.agro@gmail.com
Fotos: Shutterstock

Dentre os macronutrientes essenciais para o ciclo vital da planta nos sistemas de cultivo em geral, o mais preocupante em se manejar adequadamente é o fósforo. Os solos brasileiros, principalmente na região do cerrado, onde é cultivado boa parte do feijão produzido no Brasil, têm uma afinidade muito grande pelo elemento em questão, fazendo com que ele esteja presente, mas nem sempre disponível para absorção pelas raízes.

Como agir

O manejo da adubação com fósforo não envolve somente a aplicação de fertilizantes compostos pelo nutriente. Pelo fato de ser um elemento absorvido principalmente por difusão, a área de cultivo precisa estar sempre descompactada, aumentando assim a porosidade e reduzindo a superfície de contato e a pressão de fixação do fósforo nas cargas do solo.

A falta de umidade no solo ocasionada pelos veranicos, evento comum nas lavouras não irrigadas, afeta diretamente a disponibilidade de P2O5 para as plantas. Portanto, qualquer estratégia de manejo que aumente a retenção de umidade pelo solo, por meio da formação de palhada e aumento da matéria orgânica, ou que reduza o efeito de compactação da área, potencializam a eficácia da adubação.

Outra etapa do cultivo que deve ser muito bem manejada para que se tenha um melhor aproveitamento do fósforo no solo é a calagem. Uma quantidade bem recomendada de calcário, observando os índices de cada base do solo e fornecendo de forma equilibrada, resulta em uma disponibilidade adequada de magnésio, sendo este um nutriente carregador de fósforo, ou seja, na presença de um a absorção do outro é aumentada, além de superar a inibição do crescimento radicular ocasionada pelo alumínio. Sendo assim, as práticas de correção do solo e adubação fosfatada devem andar lado a lado.

Favorecimento do sistema radicular do feijoeiro

A importância do fósforo e sua essencialidade está na dependência da planta pelas estruturas que ele compõe, como por exemplo, a dupla camada de fosfolipídeos da membrana plasmática de cada célula que arquiteta as partes vegetais, assim como a participação do elemento nos processos fotossintéticos e fisiológicos, estando presente na molécula de ATP, que é basicamente a energia que move a planta.

Na sua deficiência, acontece a produção de antocianinas e seu acúmulo nas folhas, dando a ela coloração roxa, além da redução do sistema radicular.

O crescimento radicular é resultado de uma intensa multiplicação celular nos pontos de crescimento da planta abaixo da terra. Para que o sistema radicular cresça o máximo possível dentro de seu potencial, esse processo deve ser contínuo, e a demanda por energia (ATP) ocorre em grande quantidade. Além de compor a ATP (adenosina trifosfato), o fósforo influencia diretamente na multiplicação celular.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.