Autores
Fabio Olivieri de Nobile
Doutor e professor – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb)
fabio.nobile@unifeb.edu.br
Maria Gabriela Anunciação
Graduanda em Engenharia Agronômica – Unifeb
A cebola é amplamente utilizada na culinária nacional, sendo de grande importância na alimentação do brasileiro, de forma que, junto ao tomate e à batata, forma a tríade das principais hortaliças cultivadas. Dessa maneira, é possível encontrar cultivo de cebola em todo o Brasil, especialmente na região sul do País, que é responsável por cerca de 50% da produção nacional, chegando a, aproximadamente, 1,5 milhão de toneladas.
É claro que, como todas as plantas cultivadas, a cebola tem suas condições ótimas de cultivo que vão proporcionar aumentos consideráveis na produção. Importante atentar-se às questões de temperatura, que vão implicar no desenvolvimento das plântulas e expansão das folhas, sendo de grande importância no aspecto fotossintético.
No entanto, a interação do comprimento do dia e temperatura interferem na bulbificação da cebola. Dessa maneiram é importante salientar que a cebola, no quesito de fotoperíodo, prefere dias longos.
Mitos e verdades
Saindo da vertente climática, existe uma série de insumos que visam melhorar as condições de plantio, otimizando o desenvolvimento e agregando melhorias ao ciclo da planta. É preciso levar em conta que a cebola, por se tratar de uma hortaliça, está presente em pequenas propriedades regidas, quase em sua totalidade, por agricultura familiar.
Dessa maneira, é preciso buscar insumos mais práticos e menos onerosos e, nesse sentido, o extrato de algas marinhas tem sido testado na cebola como meio de melhorar as condições de bulbificação.
Pesquisas
Diversos experimentos realizados em universidades brasileiras indicam que o extrato de diversas algas de variadas espécies promove melhorias na absorção de nutrientes e fotossíntese, incrementando a produtividade. Diversas são as culturas testadas, desde hortaliças até outras culturas produzidas em grande escala, como o feijão.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.