17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Fontes de matéria orgânica na composição de fertilizantes organominerais

Fontes de matéria orgânica na composição de fertilizantes organominerais

Autores

Mara Lúcia Martins Magela
Danyela Cristina Marques Pires
Doutorandas em Agronomia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Regina Maria Quintão Lana
Professora de Fertilidade e Nutrição de Plantas – UFU
rmqlana@.ufu.br
Crédito: Shutterstock

A utilização de resíduos orgânicos de forma mais racional e otimizada é um dos grandes desafios de diferentes setores produtivos. Uma alternativa a essa problemática é o reaproveitamento desses resíduos na agricultura, principalmente como condicionadores de solo por meio do fornecimento de nutrientes e de matéria orgânica.

Neste contexto, e associado à diversidade de resíduos disponíveis para reuso na agricultura, está o desafio do próprio setor agrícola em atingir altas produtividades utilizando ferramentas e insumos cada vez mais sustentáveis e menos dependentes dos fertilizantes minerais, que em sua maioria são importados e finitos, como as fontes de fósforo (Spadotto; Ribeiro, 2006).

Dentre as tecnologias disponíveis no mercado estão os fertilizantes organominerais, que se constituem da mistura entre fertilizantes minerais e uma matriz orgânica bioestabilizada que devem respeitar especificações e garantias estabelecidas pelo MAPA, por meio da Instrução Normativa Nº 25, de 23 de julho de 2009, seção V, Art.8º, § 1º – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Desafio

O grande objetivo no uso dos fertilizantes organominerais é fornecer e facilitar a manutenção da matéria orgânica junto aos elementos, bem como possibilitar que as quantidades dos nutrientes requeridas pelas plantas sejam disponibilizadas e absorvidas dentro de um determinado período de tempo requerido pela cultura, assim como diminuir as perdas por lixiviação, volatilização ou adsorção dos nutrientes fornecidos (Benites et al.2010; Sousa et al., 2012).

Existem alguns resíduos orgânicos que são tradicionalmente utilizados na agricultura e também nas formulações de organominerais, como a torta de filtro, que é rica em macro e micronutrientes, gerada em grandes volumes pela indústria sucroalcooleira que reutiliza esse material na própria área produtiva da cana-de-açúcar (Alvarenga; Queiroz, 2008).

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.