Autores
Samara Moreira Perissato
samaraperissato@gmail.com
Leandro Bianchi
leandro_bianchii@hotmail.com
Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos em Agronomia – UNESP/Botucatu
Roque de Carvalho Dias
roquediasagro@gmail.com
Vitor Muller Anunciato
vitor.muller@gmail.com
Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos em Proteção de Plantas – UNESP/Botucatu
Leandro Tropaldi
Engenheiro agrônomo, mestre em Agricultura, doutor em Proteção de Plantas e professor de Plantas Daninhas – UNESP/Dracena
l.tropaldi@unesp.br
O tratamento biológico de sementes, também descrito como micobiolização, refere-se à aplicação de microrganismos vivos às sementes para o controle de doenças, pragas, fitonematoides, e podem em alguns casos promover o crescimento de plantas.
A utilização desses agentes biológicos no tratamento de sementes (TS) ainda pode ser descrita como bioprotetores ou bioagentes e apresenta vantagens no estabelecimento da cultura, proteção das sementes e, em alguns casos, auxilia no processo de germinação, promovendo maior crescimento inicial.
Contra pragas
O controle biológico de pragas se baseia na relação antagônica entre um microrganismo e um patógeno, por meio da redução da população do patógeno ou por outros tipos de ações. O tratamento de sementes auxilia na proteção de danos causados por pragas e oferece garantia adicional ao estabelecimento da lavoura, pelo desenvolvimento de plantas vigorosas e sadias. Essa prática protege a semente desde o contato inicial com o solo até o início do crescimento das plantas.
Altos investimentos em pesquisa dentro desta abordagem se fundamentam na seleção e uso de organismos naturais benéficos, principalmente dos grupos de fungos e bactérias, que podem agir como promotores de indução de resistência na planta, ou como antagonistas em relação aos patógenos que se encontram na superfície das sementes ou no solo, a fim de protegê-las.
Como funciona
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.