17.5 C
Nova Iorque
quarta-feira, novembro 27, 2024
Início Revistas Hortifrúti Cultivo em túnel garante um morango sem doenças?

Cultivo em túnel garante um morango sem doenças?

Autor

Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural
vermelhonatural@hotmail.com
Crédito José Mauro Balbino 

Nas condições climáticas de média a alta precipitação pluviométrica a plasticultura se torna imprescindível para o cultivo do morango. A redução do molhamento foliar reduz a incidência de várias doenças que necessitam da água livre ou altos teores de umidade para se devolver, a exemplo do mofo cinzento (Botrytis cinerea), fitóftora (Phytophora cactorum), antracnose (Colletotrichum acutatum), micosferela (Mycospherella fragarie), xanthomonas (Xanthomonas sp), (Diplocarpon ealiana) e oídio (Sphaerotheca macularis).

No caso do mofo cinzento, esta é a principal doença do morango, ocorrendo com temperaturas entre 15 a 25°C. A partir de umidade relativa do ar acima de 90% por períodos longos, não necessita obrigatoriamente de água livre para promover a infecção.

A cobertura plástica não evita o aparecimento das doenças, mas tem forte influência em sua redução, permitindo o controle com produtos fitossanitários menos agressivos.

Uma a uma

A fitóftora se caracteriza pelo apodrecimento de cor escura, perdendo rapidamente água e adquirindo consistência dura. Externamente ocorre apodrecimento de cor escura (couro), com formação de micélio branco. Esta é uma doença com significativa redução de infecção quando adotada a proteção com cobertura plástica.

A antracnose é uma doença oportunista, ocorrendo nos momentos em que a planta está debilitada. Após o plantio pode causar lesões nas hastes de coloração escuro-preto, alongadas, que tendem a afetar toda a circunferência e causar uma espécie de estrangulamento.

As lesões causam a morte do corpo afetado. No fruto, seu surgimento está diretamente relacionado ao estresse nutricional ou molhamento prolongado do fruto. Em ambientes protegidos geralmente não ocorre o aparecimento grave da doença, mas pode acontecer nas extremidades dos túneis, onde o fruto fica exposto a intempéries. Os sintomas são lesões de coloração vermelho escuro, aprofundadas, arredondadas e firmes.

A micosferela inicia com manchas muito pequenas de cor vermelho escuro, posteriormente se transformando em uma mancha maior, de cor branca circundada por um halo avermelhado. Esta doença necessita do impacto da gota da chuva ou dos jatos de pulverização para se propagar. A cobertura plástica passa a ser imprescindível para evitar a sua propagação.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.