Autores
Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural
vermelhonatural@hotmail.com
A maioria das mudas de morango são importadas da Argentina e do Chile. Este fato nos coloca limitados a um tipo de muda – a de raiz nua, que é obrigatoriamente submetida a períodos muitas vezes excessivos de frigorificação, tanto nos baús térmicos em viagens como em câmara fria nos períodos de quarentena fitossanitária.
Atualmente, estão disponíveis no Brasil mudas da Espanha frigoconservadas (mudas congeladas), as quais se caracterizam por uma alteração hormonal, tendo como resultados a campo alteração da sua arquitetura, ocasionando uma florada inicial seguida de um período longo de crescimento vegetativo, com a emissão de estolões e perfilhamento, e só depois iniciando o período de produção intensivo.
A produção nacional de mudas, em sua maioria são produzidas sem o devido tratamento fitossanitário para doenças de solo e geralmente apresentam vigor mediano e, por consequência, uma produtividade proporcional.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.