Autor
Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural
vermelhonatural@hotmail.com
A área de produção brasileira de morango é relativamente expressiva, mas extremamente dispersa em pequenas propriedades pelo Brasil, com deficiência de dados estatísticos oficiais recentes.
Os dados existentes indicam que a área total produtora compreende aproximadamente 4.000 hectares, sendo o maior produtor Minas Gerais, o Estado possuía aproximadamente 1.500 hectares, cultivado na maioria dos municípios do extremo sul do Estado, na região da Serra da Mantiqueira, sendo Pouso Alegre e Estiva os maiores produtores.
São Paulo vem logo atrás, com 800 hectares, sendo a produção concentrada nos municípios de Piedade, Campinas, Jundiaí, Atibaia e municípios próximos, este último representando 60% da área cultivada.
Normalmente a cultura é praticada por pequenos produtores rurais que utilizam a mão de obra familiar, sendo a maior parte da produção destinada ao mercado in natura. O terceiro e quarto colocado é o Rio Grande do Sul e Paraná, respectivamente, com área aproximada de 500 ha.
No Paraná a região de Curitiba é a principal produtora, tendo 191 hectares destinados ao plantio, o que corresponde a 38% da produção estadual. Depois dela vem a região de Jacarezinho, no norte pioneiro, com 114 hectares, que totalizam 24% da produção.
Os municípios que mais produzem são São José dos Pinhais, em uma área de 63 hectares, com 14% da produção estadual, seguidos por São José, 60 hectares, Araucária, 40 hectares, Londrina, 23 hectares e São Tomé, 20 hectares.
No Sul
No Rio Grande do Sul, as principais regiões produtoras são as regiões da Serra, dos Campos de Cima da Serra e Vale do Rio Caí, sendo que a cidade de Ipê possui a maior área plantada. Ainda neste Estado, 370 hectares estão concentrados em 20 cidades, com uma área expressiva da atividade produtiva de forma empresarial, enquanto outra parcela é composta de médios e pequenos produtores.
O restante da produção se localiza em outros municípios e estão dispersas por todo o Estado em pequenas áreas de produção, com o intuito de vendas localizadas nas suas respectivas comunidades.
Outros Estados importantes na produção de morango são Santa Catarina e Espírito Santo, sendo cultivado por pequenos produtores rurais que utilizam a mão de obra familiar.
Verão e inverno
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.