17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Quais os benefícios da aplicação de algas marinhas no alho?

Quais os benefícios da aplicação de algas marinhas no alho?

Autores

Dra. Lilian A. Saldanha Lima
Doutora e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado da Acadian
Isabella Chesca Jeronimo
Engenheira agrônoma e representante de vendas Acadian

A Acadian Plant Health é uma divisão da Acadian Seaplants direcionada para o mercado agrícola. A Acadian Seaplants desenvolveu e é detentora de uma tecnologia patenteada para a produção de extrato de algas, para atuar como bioativador de plantas, tendo como base a alga marinha Ascophyllum nodosum, pertencente ao grupo das algas marrons. Devido às características únicas da Ascophyllum nodosum, um grande número de pesquisas e publicações estão disponíveis, com comprovações científicas consolidadas de uso eficiente desta alga na agricultura.

Conheça melhor

A Ascoplhyllum nodosum cresce e se desenvolve em local que apresenta condições ambientais inóspitas, onde enfrenta adversidades extremas, sendo exposta a uma amplitude térmica que varia de 35° a -20° C no inverno, além de estar sujeita a oscilação de marés, que a deixa exposta a condições de estresses hídrico, mudanças de temperatura (i.e. alta e baixa) e estresse salino.

Devido aos fatores ambientais aos quais está exposta e para garantir a sua sobrevivência, a alga A. nodosum produz naturalmente diversos compostos naturais bioativos que permitem adaptação às mudanças de temperatura, controle osmótico e salino. Estes compostos bioativos naturalmente produzidos pelas algas são extraídos no processo de produção utilizado pela Acadian e, quando aplicados às plantas cultivadas, resultam em benefícios como incremento da produtividade, melhoria da qualidade de bulbos, frutos e melhor desenvolvimento e crescimento de raízes.

Atividade

Dentre os compostos bioativos produzidos pela alga e encontrados no extrato Acadian, podemos destacar as betaínas, que protegem as plantas de danos decorrentes de estresses abióticos (i.e. seca, salinidade, alta e baixa temperatura); o manitol, que é osmorregulador e agente complexante, assim como os alginatos, que promovem a retenção de água pela célula das plantas e mobilidade facilitada de nutrientes como cálcio, cobre, boro, ferro, manganês, magnésio e zinco.

Compostos como os oligossacarídeos também estão presentes no extrato e atuam como indutores dos mecanismos de defesa das plantas, e ainda como promotores da saúde e fortalecimento vegetal. Adicionalmente, destacamos também as fucoses, que atuam como antioxidantes que conferem proteção a estresses abióticos e bióticos.

Existem também vários outros compostos extraídos de forma segura que não se degradam ou são formados durante a extração efetuada pela Acadian, garantindo assim identidade única, qualidade, eficiência e uniformidade dos lotes do produto.

Aumento da qualidade e peso dos bulbos de alho

O alho (Allium sativum L.), pertencente à família Alliaceae, é uma planta herbácea, com folhas alongadas, estreitas e cerosas, podendo atingir até 60 cm de altura, sendo uma hortaliça rica em amido.

Mundialmente, a cultura do alho possui grande importância econômica, sendo a quarta mais produzida, ultrapassada apenas pela cebola, tomate e batata. No cenário nacional, atualmente o Brasil é o maior importador mundial, com produtos vindos principalmente da China e Argentina.

Apesar disso, nos últimos anos a produtividade nacional tem demonstrado aumento gradativo devido ao desenvolvimento de novas tecnologias, como bulbilhos livres de vírus e doenças. Entretanto, um dos fatores que contribuem para a dificuldade em manejar a cultura do alho é a sua sensibilidade a fatores bióticos e abióticos.

Irrigação

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.