17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Quais os métodos eficazes contra a mosca-branca?

Quais os métodos eficazes contra a mosca-branca?

Autores

Anderson Gonçalves da Silva
Doutor e professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Paragominas (PA) e coordenador do Grupo de Estudos em Manejo Integrado de Pragas (GEMIP)
anderson.silva@ufra.edu.br
João Rafael De Conte Carvalho de Alencar
Doutor e professor do Centro Universitário Integrado – Campo Mourão (CEI – PR), Membro do GEMIP
joao.alencar@grupointegrado.br
Crédito: Embrapa

São diversos os fatores que podem ocasionar baixa produtividade da cultura do feijão no Brasil, com destaque para os insetos que são prejudiciais desde a semeadura, fases vegetativa e reprodutiva das plantas, com danos até em pós-colheita, podendo ocorrer prejuízos também aos grãos armazenados.

Dentre a gama de insetos-praga que acarretam perdas econômicas à cultura do feijoeiro, a mosca-branca Bemisia tabaci (Hemiptera: Aleyrodidae) merece destaque por ocasionar danos (ou injúrias) diretos e indiretos, que podem provocar perdas econômicas severas, variando de acordo com os seguintes fatores: tipo de cultivo, estádio da planta, população do vetor (no caso de viroses), presença de hospedeiros alternativos e condições ambientais.

Danos

Os danos diretos são ocasionados pela sucção contínua de seiva, decorrentes da alimentação de ninfas e adultos da mosca-branca que retiram nutrientes através do floema (seiva elaborada), o que acaba debilitando a planta, interferindo no seu crescimento e também aumentando sua suscetibilidade às doenças.

Além disso, neste processo estes insetos injetam toxinas presentes em sua saliva, provocando desordens fisiológicas ao feijão. Já os danos de forma indireta ocorrem por meio da excreção açucarada chamada de “honeydew” ou “mela”.

Essa excreção serve como substrato para o crescimento de fungos saprofíticos, do gênero Capnodium (fumagina), sobre folhas, flores e até mesmo as vagens, impedindo as trocas gasosas, como respiração e transpiração, e interferindo na captação de luz para a fotossíntese, o que culmina na redução da produção. Outra interferência da fumagina é que dificulta a ação de produtos fitossanitários, acarretando em maiores custos de produção à cultura.

No entanto, o dano mais sério causado pela mosca-branca diz respeito à transmissão de vírus como o mosaico-dourado-do-feijoeiro e outros, com destaque para o seu biótipo B, por ser mais agressivo e eficiente na transmissão de viroses.

Estima-se, a nível mundial, que existam mais de 20 biótipos, e que somente as perdas geradas pelo mosaico-dourado-do-feijoeiro giram em torno de 80 a 100 mil toneladas do grão por ano, segundo dados do Agrianual. Isto acaba por inviabilizar a semeadura de feijão em áreas de alto risco da doença, além de dificultar a autossuficiência brasileira para a cultura.

Neste sentido, o controle microbiano de insetos, por meio da utilização de fungos entomopatogênicos, em especial a espécie Beauveria bassiana, surge como prática importante dentro de um manejo integrado da mosca-branca no feijoeiro, como também em outras culturas, configurando como uma verdadeira arma no manejo desta praga.

Quem é ela

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.