Autores
Leandro Hahn
Pesquisador da Epagri, Estação Experimental de Caçador (SC)
leandrohahn@epagri.sc.gov.br
Neuro Hilton Wolschick
Pós-doutorando – Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Bruno Cavalett do Nascimento
Guilherme Coldebella
Lucas Torezan
Cícero Moreira
Miriam Canale
Graduandos em Agronomia – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)
O Estado de Santa Catarina figura entre os principais produtores de alho nobre. Lá, a produção está concentrada na região do meio-oeste, principalmente nos municípios de Caçador, Curitibanos, Frei Rogério, Lebon Régis e Fraiburgo. Nestas regiões, todo o alho é cultivado num sistema deficiente em práticas conservacionistas do solo e com revolvimento intensivo do solo.
Desconhecem-se cultivos com a adoção de práticas como o plantio direto, terraceamento e cobertura do solo. Agrava esta situação a fragilidade dos solos, associado ao relevo acidentado da região, altamente suscetível à erosão hídrica. Estes solos se encontram intensamente degradados e reduzidos em sua capacidade produtiva pelo histórico de uso, muitas vezes com perda parcial ou completa da camada superficial.
Incompatibilidade
Considera-se a forma tradicional de manejo do solo adotada na cultura do alho incompatível entre a aptidão agrícola da maioria das terras e seu uso efetivo. Historicamente, as hortaliças, especialmente o alho, são produzidas com o uso de elevadas quantidades de agrotóxicos e adubos solúveis, intenso revolvimento do solo, resultando em poluição e assoreamento dos mananciais e perdas de solo.
Soma-se a isso tudo, o aumento progressivo nos custos de produção e o endividamento dos agricultores familiares devido à grande dependência de insumos externos. O manejo inadequado do solo, além dos prejuízos diretos para o agricultor, traz perdas para a sociedade como um todo, pelos problemas ambientais causados pelo assoreamento dos mananciais que contribuem para aumentar as enchentes, com graves consequências econômicas e sociais.
SPC X SPD
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.