Você sabia que, apesar de representarem pouco menos de 1% do território nacional, as florestas plantadas são responsáveis por 91% de toda a madeira produzida no Brasil para fins industriais?
Em Minas Gerais, a área cultivada de florestas plantadas já ultrapassou a marca de dois milhões de hectares, reforçando a posição do estado como maior detentor do plantio de florestas do país. Estas florestas são cultivadas para a produção renovável de madeira, que abastece o mercado produtor de painéis, pisos laminados, carvão vegetal, lápis, celulose, madeira tratada, serrada, entre outros produtos madeireiros.
Conheça, a seguir, as 10 curiosidades do setor:
Ü Minas Gerais é líder mundial de produção e consumo de carvão vegetal proveniente das florestas plantadas. Este carvão é uma fonte de energia e combustível limpo e renovável.
Ü As florestas plantadas cumprem importante papel social, ambiental e econômico, na medida em que reflorestam áreas degradadas, contribuem para manter a disponibilidade da água e nutrientes do solo, amenizam a pressão sobre as florestas naturais, já que oferecem madeira renovável, geram empregos e contribuem para a inclusão social.
Ü No Estado de Minas Gerais, as florestas plantadas com representação da AMIF estão presentes em mais de 238 municípios mineiros, e são compostas por várias espécies de árvores que possuem, em comum, o manejo sustentável com finalidade de produção de madeira.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.