Autores
Amanda Carvalho Penido
Engenheira agrônoma e mestre em Agronomia/Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
apenidoufla@gmail.com
Leandro Vilela Reis
Engenheiro agrônomo e doutorando em Agronomia/Fitotecnia – UFLA
Everson Reis Carvalho
Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Fitotecnia e professor adjunto – UFLA
Venicius Urbano Vilela Reis
Graduando em Agronomia – UFLA
O sucesso de uma lavoura pode ser baseado em três pilares essenciais para agricultura: a terra, como sustentação física e veículo de água, ar e nutrientes para as plantas; o homem, responsável pelo manejo no campo; e a semente, que além de ser o meio de perpetuação da maioria das espécies, transfere toda a tecnologia gerada após anos de melhoramento da cultura.
Durante todo o processo de produção da semente até chegar ao agricultor com a qualidade desejada, é necessário um planejamento correto e um controle de qualidade eficiente em todas as etapas de produção, que é feito por uma equipe qualificada e treinada para tal, pois a produção de sementes exige cuidados específicos e distintos da produção de grãos.
Pilares
A semente de elevada qualidade está diretamente relacionada a quatro atributos primordiais, que são a base para obter sucesso na implantação da lavoura: qualidade genética, física, sanitária e fisiológica. Estes atributos de qualidade, isoladamente e em associação, são responsáveis pelo estabelecimento correto da população de plantas desejado para a cultura, em função da cultivar ou híbrido, maiores tolerâncias a possíveis condições adversas durante o estabelecimento, bom desenvolvimento inicial das plântulas e, consequentemente, das plantas até o final do ciclo. Estes aspectos são essenciais para que sejam alcançados altos níveis de produtividade.
Não confunda
A diferença básica entre semente e grão é que este último não tem garantias de nenhum desses atributos de qualidade. O grão pode até germinar e muitas vezes o produtor opta por utilizá-lo, porém, estará colocando em risco todo o investimento feito na lavoura e também seu retorno financeiro.
O uso de diversas tecnologias agrícolas avançadas nos campos de produção de grãos, como agricultura de precisão, uso de produtos fitossanitários de última geração e programas nutricionais de alta performance terão sua eficiência reduzida, ou não proporcionarão todos os ganhos produtivos potenciais se as sementes não apresentarem alta qualidade.
Uma analogia ilustra bem essa situação: “Usar alta tecnologia de produção de grãos com sementes de baixa qualidade é como colocar combustível de avião em um fusca – o rendimento estará limitado e a máxima performance não será alcançada”.
Componentes da qualidade de sementes
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.