17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Grãos Bactérias e material orgânico podem aumentar a produtividade da Cana

Bactérias e material orgânico podem aumentar a produtividade da Cana

Autores

Adenilson Adão Sponchiado
Técnico em Agropecuária e graduando em Agronomia – Centro Universitário da Faculdade Integrada de Ourinhos (Unifio)
adenilsonsponchiado08@gmail.com
Ana Caroline Scoparo
Graduanda em Agronomia – Unifio
kascoparo@gmail.com
Adilson Pimentel Junior
Engenheiro agrônomo, mestre em Agronomia e professor – UNIFIO
adilson_pimentel@outlook.com
Aline Mendes de Sousa Gouveia
Engenheira agrônoma, doutora em Agronomia e professora – UNIFIO
aline_mendes@fio.edu.br
Fotos: Shutterstock

O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.), sendo líder no ranking das exportações, com mais de 500 milhões de toneladas, ou seja, cerca de 45% da produção mundial.

Segundo a União dos Produtores de Bioenergia (UDOP), os subprodutos da cana, como a geração de bioenergia, o açúcar e o álcool impactam positivamente o crescimento do PIB brasileiro. Além desses produtos, há também a produção de resíduos como a torta de filtro, cinza e vinhaça, que podem ser utilizadas na lavoura em substituição aos adubos químicos, de uma forma sustentável, em que tudo é reaproveitado.

No solo existe uma comunidade microbiana na qual fazem parte as bactérias, fungos, protozoários e outros microrganismos. Essa comunidade microbiana exerce papel fundamental no desenvolvimento das culturas, podendo ser neutras, beneficiar ou prejudicar as plantas. Podemos citar as bactérias, que em habitat natural colonizam o interior das células das plantas.

Estudos científicos realizados pela ESALQ (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz) mostraram que as bactérias solubilizadoras de fosfato, quando inoculadas, liberam ácidos e enzimas ao redor das raízes, quebrando a ligação do fósforo que está retido na argila, ferro ou alumínio, permitindo sua absorção na forma de fosfato.

Os compostos orgânicos, como a torta de filtro e a torta de cinza, propiciam um ambiente favorável para desenvolvimento dos microrganismos, além de disponibilizar nutrientes como nitrogênio e potássio, aumentando o potencial de reserva de água, elevando a CTC do solo, equalizando a estrutura física, química e biológica do mesmo. Contudo, promovem um incremento no desenvolvimento e na produtividade da cultura da cana-de-açúcar.

Benefícios

Atualmente, na busca por viés sustentável, a cana, por si própria, mostra ser uma fonte de matéria-prima na produção de combustíveis renováveis, entretanto, com a utilização de material orgânico, como os subprodutos da agroindústria associados aos microrganismos, promovem um incremento em nutrição das plantas e consequente aumento na produtividade.

Assim, minimizam os custos de produção, sendo economicamente viáveis e considerados ecologicamente sustentáveis. Dessa forma, há a criação de um ciclo dentro da cadeia produtiva da cana, em que todo material proveniente do processo de industrialização volta a ser utilizado na lavoura, disponibilizando para a cultura condições favoráveis ao seu crescimento e desenvolvimento.

Sabe-se que o fósforo utilizado na adubação da cultura é proveniente de rocha, um recurso finito, na qual sua extração contribui para a degradação do meio ambiente mesmo que utilizado e extraído de forma consciente. Todavia, há uma diminuição no uso de fertilizantes fosfatados, com o incremento no manejo da cultura associado à aplicação de bactérias solubilizadoras de fósforo.

O manejo

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.