17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Notícias Fatec Shunji Nishimura forma 5ª turma do curso Mecanização em Agricultura de...

Fatec Shunji Nishimura forma 5ª turma do curso Mecanização em Agricultura de Precisão

Foto 01

No dia 30 de janeiro aconteceu no Ginásio de Esportes da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), em Pompeia, a formatura da quinta turma do curso superior Mecanização em Agricultura de Precisão (MAP), da Fatec de Pompeia.

Estiveram presentes na solenidade diversas autoridades, entre elas o cônsul geral do Japão, Noriteru Fukushima, diretores de cooperativas e instituições de ensino superior como o Centro Paula Souza e Unesp de Botucatu e Tupã, além de empresas e associações ligadas ao mercado agrícola.

Segundo o diretor da Fatec Shunji Nishimura, Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni, 86% dos alunos que já se formaram neste curso estão trabalhando. “Estamos formando 44 alunos nesta turma, 09 estão em processo de encaminhamento para estágio nos Estados Unidos e 19 já estão com proposta de trabalho“, comemorou o diretor.

Para o presidente da FSNT, uma das parceiras junto com a Fatec para o funcionamento do curso, Jiro Nishimura, a busca pela inovação, modernidade e potencial do curso oferecem aos formandos possibilidade de trabalho no Brasil e exterior.

Jiro destacou alguns casos de sucesso de alunos que se formaram pela Faculdade de Tecnologia de Pompeia ““ Fatec Shunji Nishimura. “Temos aluno que após estágio nos Estados Unidos foi contratado para trabalhar naquele país. Outro, após se formar na ESALQ, em Piracicaba, veio estudar em nossa escola e montou uma empresa de consultoria. Outro ex-aluno foi trabalhar com produção de cana e continua mantendo contato com professores da FATEC, a fim de multiplicar experiências“, destacou.

O paraninfo homenageado pela quinta turma foi o professor Marçal Luiz Bissoli, que enalteceu a qualidade de ensino do curso. “A escola (FATEC Shunji Nishimura) ofereceu mais que ensino e sim oportunidades para desenvolver as habilidades, em compartilhar e aprender a lidar com as dificuldades“, disse aos alunos.

O patrono da turma foi o diretor executivo da INTEL do Brasil, Fernando Martins que destacou o papel e responsabilidade dos profissionais da área. “A missão de vocês é promover a aceleração da inovação. Trazer para o campo uma alteração de cultura, trazendo essa tecnologia que ainda não existe“, destacou Martins.

Durante a solenidade vários alunos que se destacaram foram premiados. O prêmio de melhor aluno da turma foi para o pompeense Ronaldo Sacomani, que obteve média final de 8,7. O jovem de 27 anos  recebeu o Prêmio Shunji Nishimura.

Foto 02Sacomani morou no Japão durante sete anos e contou que o contato com a tecnologia de primeiro mundo ajudou na escolha do curso em Pompeia. O aluno destaque deixou ainda uma mensagem aos estudantes. “Na aula inaugural do curso, o então presidente da Jacto, Martin Mundstock disse que era preciso vontade e fazer força, e foi o que fiz: estudei muito para alcançar essa nota, muita vontade e força“, destacou.

Com duração de três anos, o curso é gratuito, inédito na América Latina e de nível superior, oferece 40 vagas para o período matutino e 40 à noite.

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso superior de tecnologia, Mecanização em Agricultura de Precisão, é bastante amplo. Ele pode atuar em empresas ligadas aos segmentos dos agronegócios e que utilizem máquinas, implementos, insumos, equipamentos de informática e serviços para a produção agropecuária.

A Fatec Shunji Nishimura também conta com uma coordenação de estágios visando oferecer aos alunos vagas em propriedade agrícolas e empresas no Brasil e no exterior.

O curso Mecanização em Agricultura de Precisão, oferecido pela Fatec Shunji Nishimura, unidade das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo, é ministrado nas dependências da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia. Conta com a parceria da FSNT, Centro Paula Souza e Prefeitura Municipal de Pompeia.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes