17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Notícias Soja transgênica pode proteger contra o HIV

Soja transgênica pode proteger contra o HIV

 

*Décio Gazzoni

 

Transgênicos - DNA 01 - Crédito CIB
Transgênicos – DNA 01 – Crédito CIB

Há necessidade urgente de fornecer microbicidas anti-HIV eficazes, para áreas mais pobres mundo. Alguns dos mais promissores candidatos são bioterapêuticos que impedem a infecção viral. Para atingir adequadamente as áreas mais pobres, é vital reduzir o seu custo. Neste estudo relatamos a produção de cianovirina, um composto recombinante biologicamente ativo, que é uma proteína antiviral presente em sementes de soja geneticamente modificadas. Assim começa o artigo (Engineering soya bean seeds as a scalable platform to produce cyanovirin-N, a non-ARV microbicide against HIV) publicado na prestigiosa revista Plant Biotechnology Journal, assinado por cientistas brasileiros, americanos e ingleses, alguns deles meus amigos, colegas da Embrapa. Interessados podem acessar o estudo por este link.

 

O primeiro fármaco “transgênico“ foi obtido da bactéria Escherichia coli, que recebeu genes humanos para produzir insulina. Desde que ingressou no mercado, centenas de milhões de diabéticos melhoraram sua qualidade de vida e muitas vidas foram prolongadas, com qualidade.

A transgenia sempre foi mais bem aceita na medicina e na farmácia do que na agronomia. Com a melhora da percepção pública em relação a transgênicos, o estudo acima permitirá que uma planta produza um medicamento que salvará milhões de vidas, por impedir a multiplicação do vírus HIV no organismo. Esses efeitos positivos da cianovirina foram comprovados em 2008, em testes realizados com macacos nos EUA.

 

Apesar de haverem sido testadas diversas plantas, a melhor opção para a produção de cianovirina é o grão de soja transgênica, porque permite que a proteína seja produzida em grande escala. Aliado a esse fato está o baixo custo do investimento requerido na produção da soja para extração do fármaco.

Ao comentar a descoberta, a prestigiosa revista Science publicou que ““¦se a soja geneticamente modificada for plantada em uma estufa de 100m2, é possível fornecer cianovirina suficiente para proteger uma mulher da infecção por HIV durante 90 anos, 365 dias por ano“. Torcemos para que a cianovirina, barata e eficiente, logo esteja no mercado.

 

*Décio Gazzoni é engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja e conselheiro do CIB

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes