17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Silício é proteção contra o ataque de patógenos no morango?

Silício é proteção contra o ataque de patógenos no morango?

Autor

Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural
vermelhonatural@hotmail.com
Crédito: Shutterstock

O silício funciona como um produto complementar no controle fitossanitário no morango, não podendo ser considerado um pesticida para a cultura, pois sua utilização não resulta em controle efetivo de pragas e doenças, mas somente deve ser empregado como um produto auxiliar a outras técnicas.

Entenda melhor

A forma solúvel em água do silício e o silicato de potássio, sendo móvel na planta, pode ser aplicada tanto via adubação foliar como em fertirrigação no morangueiro. A capacidade geral de resistência a ataque dos patógenos pode ser facilmente perdida com a retirada dos tratamentos de sílica, sendo necessário o suprimento constante em solução nutritiva ou tratamentos foliares.

Essa característica pode ser devido ao silício dentro da planta estar sujeito à polimerização (reação química que provoca a combinação de um grande número de moléculas para formar uma macromolécula).

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.