17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti A abobrinha multi vírus proporciona mais produtividade e segurança?

A abobrinha multi vírus proporciona mais produtividade e segurança?

Créditos: Divulgação

A cultura da abobrinha tem a sua produtividade muito afetada pelas viroses, um problema recorrente em todos os polos produtores. Para ter uma lavoura com menos índices de plantas com vírus é importante tomar algumas medidas preventivas, que começam pela escolha das sementes ou mudas de procedência comprovada, até o manejo e pós-colheita.

No entanto, o engenheiro agrônomo e especialista em cucurbitáceas da Agristar do Brasil, Rafael Zamboni, ressalta a importância de lembrar aos produtores que em uma pressão muito forte de vírus, os híbridos podem apresentar sintomas, uma vez que são resistentes e não imunes.

Por isso, durante o cultivo, também é importante eliminar plantas com sintomas da doença que possam servir de inóculo para o vírus, plantas invasoras que possam ser hospedeiras do vírus, fazer o manejo fitossanitário adequado, eliminar restos culturais e fazer rotação de cultura. “Estes cuidados, associados à utilização de materiais resistentes, ajudam a prevenir a entrada de viroses na lavoura, garantindo a qualidade e a produtividade que o agricultor necessita”.

Solução

Quando se fala em sementes ou mudas, é possível optar pelos materiais híbridos, como a abobrinha Flora F1, da linha Topseed Premium, que é multi vírus, com resistências a WMV (vírus do mosaico da melancia), PRSV-W (vírus da mancha anelar do mamoeiro) e ZYMV (vírus do mosaico amarelo da abobrinha).

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.