17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Manejo nutricional: Como fazer as fertirrigações?

Manejo nutricional: Como fazer as fertirrigações?

Autor

Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural
vermelhonatural@hotmail.com
Crédito: Piraí Sementes

A nutrição das plantas de morangueiros pode ser dividida em sistemas no solo e fora do solo, por gotejamento. Nos sistemas no solo, a primeira etapa é uma análise de solo, que deve ser feito no mínimo 90 dias antes do plantio, período que deve proceder a eliminação da vegetação nativa, utilizando, de preferência, herbicidas.

Esta análise servirá para corrigir as deficiências iniciais de solo. O procedimento de correção de solo inicia primeiramente corrigindo o pH, com a adição de calcário, que deve ser incorporado a 30 cm de profundidade utilizando arado, que permite uma maior incorporação.

Após, utiliza-se uma grade para nivelar o solo. Deve-se aguardar 30 dias para que o calcário reaja e também que o material da vegetação nativa decomponha. Após, são feitos os canteiros com enxadas rotativas, respeitando-se as declividades do terreno para evitar erosões.

Cuidados

Este trabalho de encanteiramento deve ser feito nas condições adequadas de umidade de solo e repetido várias vezes até que o solo fique destorroado. Os torrões não permitem uma boa distribuição da água na fertirrigação, causando a perda de água e dos adubos para o lençol freático.

Os adubos de correção devem ser aplicados nos canteiros e incorporados com uma enxada rotativa. Antes do plantio deve-se molhar o solo para que os canteiros assentem e fiquem com na altura definitiva. Após o plantio o solo deve ficar constantemente molhado para permitir o desenvolvimento da planta.

Após o desenvolvimento de três folhas são feitas as fertirrigações com adubos especializados para estas funções, os quais possuem a capacidade de diluição em água. Ao misturar adubos, deve-se tomar cuidado com a compatibilidade entre eles. De forma geral, deve-se diluir em água antes de misturar, e se for aplicado na tubulação adubos concentrados, verifique a compatibilidade entre eles.

Uma forma prática e menos elaborada é a seguinte: não se misturam nitratos, sulfatos e fontes de fósforo no mesmo recipiente de adubos concentrados.

Dicas

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.