17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos DuPont Pioneer e Proteção de Cultivos juntas em evento em Uberlândia

DuPont Pioneer e Proteção de Cultivos juntas em evento em Uberlândia

 

Fotos Luize Hess
Fotos Luize Hess

Fotos Luize Hess
Fotos Luize Hess

O dia de campo “Time de Produtos e Tecnologia“, foi realizado pela DuPont Pioneer e Proteção de Cultivos  no  dia 12 de março na fazenda Alvorada, pertencente a família do Sr. João Alberto Mendonça localizada no município de Uberlândia (MG).

Edinaldo Antonio de Oliveira, um dos responsáveis pela Fazenda Alvorada - Crédito Luize Hess
Edinaldo Antonio de Oliveira, um dos responsáveis pela Fazenda Alvorada – Crédito Luize Hess

O evento reuniu 100 pessoas, dentre produtores, técnicos, consultores e parceiros comerciais, com o objetivo central  de apresentar  produtos e soluções tecnificadas que ajudarão o produtor a aumentar sua produtividade.

“Esse evento é diferenciado por ser um projeto para todo o Brasil. Ao todo serão realizados mais de 100 encontros como esses, sendo uma oportunidade única para a DuPont Pioneer e Proteção de Cultivos  falarem do que há de mais avançado em relação às principais tecnologias da empresa.“ considera Ademir Torchetti, representante comercial  da DuPont Pioneer para Uberlândia e região.

Ademir Torchetti, representante comercialda DuPont Pioneer para Uberlândia e região - Crédito Luize Hess
Ademir Torchetti, representante comercialda DuPont Pioneer para Uberlândia e região – Crédito Luize Hess

Apresentação

A  DuPont Pioneer apresentou toda a sua linha comercial para o mercado de milho, destacando três lançamentos de híbridos, indo de encontro às novidades que o produtor quer e precisa. “O produtor tem necessidade de ver novas tecnologias e novos materiais. Por isso, mostramos também dois materiais que são pré-comerciais, o que também fizemos para a cultura da soja, com cultivares hiperprecoces, além das precoces, que viabilizam o plantio de safrinha e as cultivares mais tardias“, informa Ademir Torchetti.

Em seguida, os produtores foram para a estação da DuPont Proteção de Cultivos para conhecer as tecnologias em defensivos agrícolas, destacando Dermacor®, o novo tratamento de sementes da empresa e o inseticida Avatar®, com excelente efetividade no  controle de lagartas na cultura da soja. Além disso, foi apresentado todo o programa para o mercado de milho.

 Evolução do evento

Eduardo Fernando Binotto, gerente de vendas da DuPont Pioneer, relata que o evento acontece desde 1992, sempre com o objetivo de levar ao produtor as mais novas tecnologias do mercado. O evento foi dividido em várias etapas, sendo que em uma delas foi feita uma trincheira no milho, para falar da fisiologia daquela cultura e da soja, mostrando ao produtor que com pouca diferença no manejo é possível tirar o máximo do potencial genético.

“A nossa principal missão como empresa de sementes é mostrar como o produtor pode explorar o máximo de potencial de cada material. Às vezes não adianta economizar em alguns insumos e tecnologias e produzir pouco. A melhor maneira de se ganhar dinheiro com qualquer atividade é produzir ao máximo para diminuir o custo por unidade“, ensina Eduardo Binotto.

Eduardo Fernando Binotto, gerente de vendas daDuPont Pioneer - Crédito Luize Hess
Eduardo Fernando Binotto, gerente de vendas daDuPont Pioneer – Crédito Luize Hess

Do solo pra baixo

Tiago Coitinho, representante comercial da DuPont Pioneer na região de Araxá foi um dos responsáveis por mostrar o que acontece abaixo do solo, e a trincheira foi a ferramenta ideal para isso. “Muitas vezes buscamos explicação na lavoura, mas ela está no perfil do solo. Fizemos a trincheira de 1,30m de profundidade para mostrar o aprofundamento do sistema radicular ao longo desse perfil e falamos das questões físicas e químicas do solo que proporcionam o desenvolvimento da raiz até essa profundidade. Para maior profundidade do enraizamento o produtor tem que conhecer melhor o seu solo“, diz Coitinho.

Tiago Coitinho, representante comercial da DuPont Pioneer na região de Araxá foi um dos responsáveis por mostrar o que acontece abaixo do solo, e a trincheira foi a ferramenta ideal para isso - Crédito Luize Hess
Tiago Coitinho, representante comercial da DuPont Pioneer na região de Araxá foi um dos responsáveis por mostrar o que acontece abaixo do solo, e a trincheira foi a ferramenta ideal para isso – Crédito Luize Hess

Ele explicou aos visitantes que é preciso conhecer a estrutura do solo, seus impedimentos físicos e químicos que possam dificultar o aprofundamento do sistema radicular. “Para as culturas em geral, temos 16 elementos que são essenciais e quatro que estão em estudo para se tornarem essenciais. Mas, basicamente, precisamos ter os macronutrientes primários em quantidades adequadas em níveis de solo para o desenvolvimento normal, além dos micronutrientes“, destaca o representante comercial.

Ainda segundo ele, os macronutrientes principais para soja e milho são cálcio, magnésio e potássio em quantidades adequadas, e principalmente cálcio em camadas mais profundas.

“Raiz de milho ou de qualquer outra planta não se desenvolve na ausência de cálcio, e precisamos levá-lo a camadas mais profundas do solo pela utilização de gesso agrícola, visando proporcionar um ambiente favorável para o desenvolvimento radicular nessa profundidade. Em um ano como o que passamos, de muito estresse hídrico, grande parte do sucesso das lavouras está no pequeno percentual das raízes que estão em camadas mais profundas. É lá que a planta busca água para produzir tudo o que foi planejado pelo produtor durante todo o ciclo da cultura“, enfatiza Tiago Coitinho.

Da porteira pra dentro

Maurício Mori, produtor de soja, milho e cana em 400 hectares da Fazenda Boa Vista, localizada no município de Uberaba (MG), esteve presente no dia de campo e gostou muito das variedades apresentadas e da combinação de opções oferecidas pela marca Pioneer®.

Maurício vai introduzir em sua fazenda a combinação de híbridos para fugir de veranicos e clima instável. “Faremos um escalonamento de híbrido. Plantaremos soja precoce, semiprecoce e tardia para diluir o risco“, revela ele, que tem plantado o híbrido de milho 30F53, mas ultimamente preferiu investir na safrinha, investindo no 3646.

Dentre outras tecnologias apresentadas, Dermacor® foi o que chamou a atenção do produtor. Novo tratamento de Sementes da DuPont que vai além da proteção da semente, controlando também pragas aéreas na fase inicial da cultura da soja.

 Foto 02- Colocar juntas nos cantos das páginas Foto 03 - Colocar juntas nos cantos das páginas Foto 05 - Colocar juntas nos cantos das páginas Foto 06 - Colocar juntas nos cantos das páginas

Essa matéria completa você encontra na edição de maio da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua para leitura integral!

 

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes