17.5 C
Nova Iorque
quarta-feira, novembro 27, 2024
Início Mercado Novos materiais impulsionam expansão da aveia branca como opção de cultura de...

Novos materiais impulsionam expansão da aveia branca como opção de cultura de inverno

Aveia Branca

Após a frustração da última safra de trigo e diante da desvalorização do cereal, agricultores do sul do Brasil estão de olho em alternativas de cultivo para o período de inverno. Nesse contexto, a aveia branca surge como uma boa opção, encaixando-se no sistema de rotação de culturas. “Em propriedades que semeiam trigo sobre trigo, a aveia branca atua no controle de fungos causadores de manchas foliares“, explica a coordenadora de cultivos de inverno da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl.

Cultura apta para a produção de grãos, sementes, forragem, feno ou cobertura de solo, a aveia branca destaca-se por ser um dos cereais mais nutritivos para a alimentação humana e animal, muito rica em fibras dietéticas e teor de proteína.

Entretanto, o crescimento da cultura esbarra na baixa oferta de cultivares no mercado. No Rio Grande do Sul, por exemplo, praticamente toda a área semeada com aveia branca corresponde à produção de somente uma cultivar, o que não é bom para o sistema produtivo. “Isso faz com que o controle de algumas doenças se torne mais difícil, já que os fungos vão se adaptando e se tornando mais resistentes ao longo das safras“, esclarece a pesquisadora de cultivos de inverno da Fundação Pró-Sementes.

“Muitos dos materiais disponíveis não apresentam as características exigidas pela indústria alimentícia, fazendo com que a produção seja direcionada apenas para o consumo animal, o que resulta em uma menor valorização do produto“, informa Kassiana Kehl.

A Fundação Pró-Sementes, enquanto empresa de pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, visa a necessidade de substituição das cultivares atualmente ofertadas no mercado. Nesse sentido, a entidade vem trabalhando em conjunto com o programa de melhoramento em aveia da Faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF), atuando diretamente em empresas do ramo de alimentação humana e animal, buscando desenvolver cultivares de aveia branca conforme a demanda de cada segmento.

Para a safra 2015/2015 os parceiros lançam duas novas cultivares de aveia branca indicadas para os três estados do sul do Brasil.

UPFPS Farroupilha:

A elevada qualidade de seus grãos torna a cultivar UPFPS Farroupilha ideal para a alimentação humana. Possui elevado índice de descasque, 92% dos grãos acima de 2 mm de espessura, elevado pH (Peso Hectolitro) e grãos brancos. “Por essas particularidades, a Fundação Pró-Sementes aposta no sucesso da aveia branca UPFPS Farroupilha junto às indústrias alimentícias, procurando, assim, incentivar hábitos alimentares mais saudáveis à população“, conclui a pesquisadora Kassiana Kehl.

Caracteriza-se, também, por ser um material de ciclo precoce, atendendo a demanda dos produtores que, a cada ano, buscam cultivares de desenvolvimento mais acelerado.

UPFA Ouro:

Trata-se de um material de ciclo mais longo, considerado médio/tardio. Por apresentar elevado teto produtivo de grãos e de massa verde, é indicada para alimentação animal em forma de silagem. É uma boa alternativa para produtores de leite que utilizam milho, já que o cereal de inverno possui um bom teor de proteína e o custo de produção é menor em relação ao milho. “Com a aveia branca UPFA Ouro, o produtor tem um custo-benefício mais favorável, sem prejudicar a produção leiteira“, afirma Kassiana Kehl.

Além disso, a cultivar destaca-se pela alta sanidade foliar, sendo moderadamente resistente à ferrugem da folha, manchas foliares e acamamento.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes