17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Notícias Ciclo de Desenvolvimento Agrícola aborda tratamento biológico de solo

Ciclo de Desenvolvimento Agrícola aborda tratamento biológico de solo

 

Ação visita 12 regiões brasileiras para apresentar a importância do controle de patógenos com ferramentas naturais

 

Ciclo de Desenvolvimento Agrícola
Ciclo de Desenvolvimento Agrícola

Considerados grandes desafios para a agricultura nacional, os nematoides são tema de discussão no Ciclo de Desenvolvimento Agrícola, promovido pela Alltech Crop Science, especializada em nutrição vegetal. A ação, iniciada em fevereiro, percorre 12 regiões apresentando a importância do controle de patógenos do solo com ferramentas naturais. Até o momento, 550 agricultores participaram das palestras.

De acordo com Ney Ibrahim, diretor comercial da empresa no Brasil, o Ciclo surgiu a partir da demanda do próprio setor. “Percebemos que havia uma carência, já que grande parte dos agricultores, além de desconhecer a doença em si, desconhece o patógeno, como ele é, seu comportamento e o ciclo de vida no solo“, explica.

A falta de conhecimento, conforme o palestrante Jaime Maia dos Santos, professor doutor da Unesp Jaboticabal (SP), deve-se aos sintomas silenciosos. “O produtor não percebe a presença de patógenos. Os sintomas causados pelos nematoides não são específicos. Isso atrapalha porque, sem reconhecer o problema, o agricultor busca outras soluções, que não são as necessárias para esse fim“.

Segundo Santos, a principal mensagem disseminada é sobre o manejo biológico para controlar nematoides. “É uma ferramenta extremamente útil, menos impactante para o meio ambiente e sem as consequências danosas dos químicos. Quando povoamos o solo com organismos que competem com os nematoides, ocupando seu lugar e ainda com ação direta ou indireta sobre eles, tudo fica mais fácil“.

Programação

Com encerramento previsto para setembro, o Ciclo vai passar por 12 cidades, nos estados de Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia. Os locais foram definidos conforme a necessidade apresentada pelos agricultores. “Os gerentes de campo entraram em contato com os próprios produtores. Assim, elencamos as regiões em que o problema é mais intenso, além de existir carência de informações e de atitude em relação à doença“, explica Ibrahim.

Os próximos eventos serão realizados nos municípios paulistas de Apiaí, Registro e Piedade, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, respectivamente. As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (19) 98175-6657, com Márcio Ferreira, para realizar a inscrição.

 

Serviço:

 

Ciclo de Desenvolvimento Agrícola Alltech Crop Science

“¢ Cidade: Apiaí (SP)

Data: 15/9, às 19h30

Local: Centro de Eventos Sergio Leitoa

Endereço: Rua Paulo Bogucheski, nº 115

 

“¢ Cidade: Registro (SP)

Data: 16/9, às 19h30

Local: Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar)

Endereço: Avenida Haguemu Matsuzawa, nº 875

 

“¢ Cidade: Piedade (SP)

Data: 17/9, às 19h30

Local: Chácara Espaço Ypê

Endereço: Rua José Batista, nº 963 ““ Vila Grácio

Contato para inscrições (vagas limitadas): Márcio Ferreira ““ (19) 98175-6657

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes