Â
Carlos Henrique Eiterer de Souza
Engenheiro agrônomo, ProfDSc Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM
 Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Geociclo Biotecnologia S/A
Â
Miguel Henrique Franco
Engenheiro agrônomo, MSc
Supervisor Comercial daGeociclo Biotecnologia S/A
Â
VinÃcius W. Rodrigues
Engenheiro agrônomo, Mestrando em Solos e Nutrição de Plantas-UFU
Assistente Técnico Comercial daGeociclo Biotecnologia S/A
Â
Â
Â
Na agricultura brasileira atual, o manejo da fertilidade do solo envolve o uso de corretivos e fertilizantes de forma eficiente que permite potencializar a produtividade e atender à crescente demanda por alimentos e energia no mundo de forma sustentável. Os fertilizantes se destacam como uma tecnologia que busca o aumento da produtividade das lavouras, repondo e fornecendo ao solo os principais nutrientes essenciais ao crescimento das plantas com a finalidade de manter e, principalmente, ampliar o potencial produtivo das culturas.
Na busca pela maximização da eficiência no campo, os fertilizantes especiais podem ser utilizados em substituição aos fertilizantes minerais convencionais, ou associados aos mesmos, com objetivo de fornecer de forma eficaz e equilibrada nutrientes às culturas. A maior eficiência desses fertilizantes está associada à disponibilização gradual dos nutrientes à planta com consequente redução das perdas de nutrientes, à melhora das propriedades físicas do solo (estruturação, armazenamento de água e drenagem interna nos microporos no solo), e ao favorecimentoda diminuição da variação brusca de temperatura do solo que interfere em seus processos biológicos e na absorção de nutrientes pelas plantas.
Neste contexto,com o objetivo de levar tecnologia e inovação aos produtores, a Geociclo Biotecnologia S/A desenvolveu a linha de fertilizante especiais,denominada Geofert.
Â
Â
Linha de fertilizantes Geofert
Â
A linha de fertilizantes Geofert é fruto do investimento em pesquisa e desenvolvimento nos últimos seisanos em parceria com instituições como a Universidade Federal de Uberlândia, Embrapa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e IFTM, e associa o controle de liberação de nutrientes ao estímulo e ao desenvolvimento vegetal, através da presença de substâncias húmicas ativas em uma matriz orgânica de alto valor agregado.
O processo de produção inovador consiste na transformação de torta de filtro, produto do setor sucroalcooleiro, em composto orgânico de alta atividade, associado a um processo industrial de peletização, que promove a inserção de matérias-primas minerais contendo macro e micronutrientes, ao composto orgânico.
Â
A eficiência no campo
Â
Em se tratando de fertilizantes especiais de alto desempenho agronômico, a linha de fertilizantes Geofert contempla o emprego de várias fórmulas específicas adequadas ao campo, para aplicação tanto em plantio quanto em cobertura aptas para todos os tipos de cultivo.
Trabalhos recentes com cana-de-açúcar em usinas sucroalcooleiras dos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, mostraram ganhos expressivos de produtividadede até 20%.Dentre estes resultados para o ano de 2014/2015:
- Aumento de 6,16% na produtividade de cana-de-açúcar no município de Tupaciguara/MG.
- Aumento de 14,2% e 12,8% na produtividade de cana-de-açúcar no município de Goianésia/GO.
- Aumento de 6,7% na produtividade de cana-de-açúcar no município de Delta/MG.
Aliado a estes dados de produtividades,os resultados geraram maior rentabilidade nas lavouras.
Â
Fundamentação teórica
Sabe-se que a linha de fertilizantes Geofert reúne atributos que conferem aumento na produção das culturas devido à ação da matéria orgânica favorecendo o melhor aproveitamento dos nutrientes minerais, além de condicionar o solo.
Seus principais efeitos são sobre as propriedades físico-químicas do solo, com a melhoria na adsorção de nutrientes, que é a retenção físico-quÃmica de cátions, diminuindo, a lixiviação de nutrientes causada pela chuva; e o aumento gradativo da capacidade de troca de cátions a pH 7,0 (CTC potencial ou T) do solo, melhorando indiretamente sua fertilidade. Além de diminuir a formação de precipitados de fósforo com Fe3+ (fosfato ferroso) e com Al3+ (fosfato de alumÃnio), e, consequentemente diminuir a adsorção do ânion PO4– no solo.
Â