Â
Muitos de nós nos lembramos de ir ao supermercado quando crianças e ver apenas um tipo de tomate nas gondolas do setor de hortifrúti. Em vários locais da Europa e Estados Unidos estes dias se foram. E uma das empresas responsáveis por esta mudança é a Hazera. “Hoje se você entrar em um supermercado na Holanda ou Califórnia, provavelmente encontrará 15-20 tipos de tomate“, diz Yaron Giras, Gerente Global de Tomate da Hazera.
A Hazera é uma das lÃderes globais da indústria de sementes de hortaliças e possui 10% do mercado mundial de sementes de tomate de mesa. A empresa comercializa sementes de outras culturas, mas tomate é sua especialidade, e representa em torno de 25% do negócio da empresa, que é a lÃder no mercado de tomate em Israel e atua fortemente nos mercados do México, Estados Unidos, Espanha, China, Turquia e Grécia.
A Hazera investe amplamente em pesquisa e desenvolvimento de novas variedades de tomates. De acordo com YaronGiras, a empresa investe mais de 15% de sua receita em P&D e mantêm muitas equipes e diferentes programas de melhoramento, alémde dezenas de pesquisadores, todos dedicados emoferecer aos consumidores tomates com mais sabor.
Então, quais são as últimas tendências, o que o mercado realmente está buscando nos novos tomates? “Está tudo relacionado ao sabor“, diz Giras. O mercado está muito focado em obter variedades de tomates saborosos. Há também um desejo por variedades diferentes em cores, formatos e tamanhos, que se destaquem nas prateleiras dos supermercados.Outra tendência é o plantio de variedade tipo “grape“, que é um tomate pequeno e ovalado. Este é um dos segmentos mais fortes e crescentes na Hazera.
A Hazera está expandindo sua atuação,indo além dos mercados onde já é lÃder, com atuação mais recentemente na África, especialmente Etiópia, Quênia e Zimbábue. Segundo Giras, o mercado africano está crescendo e mudando de variedades OP (de polinização aberta) para variedades de tomates híbridos, que são mais estáveis, mais resistentes e com melhor produtividade, e que já são realidade na América e na Europa.
Falando em P&D, a Hazera lançou recentemente três novas variedades híbridas ““ Maggie e Goutine que são duas variedades muito saborosas e o Whitney que é um tomate tipo cereja. “Nós trabalhamos estes novos tomates de forma a obter o melhor sabor possível atendendo à demanda do mercado. “As respostas das novas variedades têm sido fantásticas,“conclui Giras. “Nós esperamos que estas novas variedades sejam um sucesso em todo o mundo. Também esperamos trazer cada vez um número maior e melhor de variedades aos consumidores, através de nossas contÃnuas atividades de pesquisa e desenvolvimento.
A Hazera faz parte do Grupo Limagraine é uma das lÃderes mundiais em melhoramento, desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de variedades híbridas de hortaliças, alicerçada em pesquisa e desenvolvimento de ponta. A empresa, que foi estabelecida há mais de 75 anos, cria constantemente novos produtos que atendem às necessidades dos mercados e são comercializados pelas suas 12 subsidiárias e distribuídos em mais de 100 países.
A Limagrain, uma cooperativa atuante no agronegócio internacional,composta por 2000 produtores da região central da França. A quarta maior corporação de sementes do mundo, sendo a segundamaior no segmento de sementes de hortaliças, com um faturamento anual de 2 bilhões de Euros.