Â
Na safra 2015, o Rio Grande do Sul, Estado que responde por cerca de 90% da produção de uva para processamento no País, produziu 702,9 milhões de quilos da fruta. Deste total, 632,5 milhões de quilos são de variedades americanas e híbridas – usadas na elaboração de vinho de mesa e suco – e 70,4 milhões de quilos de uvas Vitisvinifera, usadas para elaborar vinhos finos e espumantes.
Em 2014, a safra registrada foi de pouco mais de 606 milhões de quilos, sendo 540 milhões de americanas e híbridas e 66 milhões de quilos de uvas vinÃferas. O crescimento em relação à safra passada foi de quase 16% em volume.
De acordo com Leocir Bottega, diretor técnico do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), do total processado, 55% das uvas foram destinadas à elaboração de sucos e derivados, que resultaram em 190,9 milhões de litros; 45% do total colhido foram usados na elaboração de vinhos e derivados, resultando em 251 milhões de litros. A soma é de 441,8 milhões de litros de derivados da uva e do vinho, nesta safra.
O presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Moacir Mazzarollo, cita alguns aspectos que contribuÃram para o resultado. Segundo o dirigente, que é viticultor no município de Veranópolis, na Serra Gaúcha, neste ano a brotação foi mais uniforme e os cachos eram maiores e mais cheios, fatores decisivos para o maior volume.