17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Grãos 23º Seminário do café tem balanço positivo

23º Seminário do café tem balanço positivo

 

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Novas tecnologias para a cafeicultura dinâmica foram apresentadas no 23º Seminário do Café, uma realização da Acarpa ““ Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio, que aconteceu de 7 a 9 de outubro na cidade de Patrocínio (MG).

Nesse ano o evento inovou com a sua localização, e aconteceu no Parque de Exposição da cidade. Marcelo Queiroz, presidente da Acarpa, diz que a mudança aconteceu naturalmente para acompanhar as inovações da cultura. “A cada ano que passa a cafeicultura evolui e nós precisamos acompanhar essa evolução“, associa o presidente.

A data do evento também sofreu alteração para atrair um maior número de produtores. O evento, que antes acontecia em setembro, período em que o produtor normalmente colhe, passou para outubro, mês que o cafeicultor já não tem tantos compromissos.

No Parque de Exposição os estandes internos foram construídos em uma grande área. “Mais de 50 estandes, além do auditório, compuseram o espaço Arena Caf铝, contabiliza Marcelo. Os maquinários foram expostos na parte externa, dando maior amplitude aos expositores de máquinas pesadas. Considerando os estandes internos e externos, o presidente contabiliza mais de 100 empresas parceiras, entre expositores e marcas presentes.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Temas

 

Sobre os temas abordados em palestras, painéis e mesas-redondas, o presidente conta que houve influência de vários profissionais para chegar ao conteúdo apresentado no 23º Seminário do Café. “Tivemos participação efetiva dos grupos de campo, como da Emater, das cooperativas e do Sebrae, além de várias pessoas influentes e atuantes da cafeicultura. O resultado foram palestras importantes e voltadas para a tecnologia, renovação de lavouras, novas variedades, além do polêmico tema da broca, o qual até hoje não conseguimos resolver desde que o Endosulfan foi retirado do mercado. Mas estamos estudando alternativas“, afirma Queiroz.

O evento foi interativo e dinâmico, com várias atividades simultâneas para consolidar o que era tratado no auditório principal. Questões mais práticas foram abordadas no auditório secundário.

Marcelo avalia o 23º Seminário do café como positivo. “Tivemos uma abertura ao público que foi muito boa nesse ano, uma noite de pratos típicos e a presença maciça de produtores e sua família, para quem foram apresentados 110 pratos à base de café. Nas palestras, tivemos um ótimo público, positivo em relação ao ano anterior“, conclui o presidente da Acarpa.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

 Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Marcelo Queiroz, presidente da Acarpa - Crédito Luize Hess
Marcelo Queiroz, presidente da Acarpa – Crédito Luize Hess

Essa matéria você encontra na edição de outubro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes