Â
Após um longo trabalho de pesquisa e desenvolvimento, a Topseed Premium, linha de sementes profissional da Agristar do Brasil, lançou o tomate Itaipava F1, variedade híbrida focada nas características do clima e solo da região sul. Com precocidade na maturação, alta produtividade, uniformidade de frutos e resistência ao TSWV (vírus do vira-cabeça), o Itaipava já mostra resultados positivos no campo.
Na safra de verão de 2014, o técnico em agropecuária e agricultor Vilmar Rech plantou uma amostra teste do tomate Itaipava com cerca de 200 plantas. Vendo o potencial do produto, decidiu investir na variedade durante a safra seguinte com 50 mil plantas.
O responsável pela produção, MaurÃcio Rech, graduando em Engenharia Agronômica e filho de Vilmar, explica que em fevereiro deste ano 100% dos cerca de cinco hectares foram semeados com sementes do tomate Itaipava.
“Neste período notamos que a variedade se adaptou muito bem. Conseguimos colher 7 kg de frutos por planta, uma produtividade considerada boa para uma área que não tem tradição em tomate“, diz MaurÃcio Rech.
Para o próximo cultivo, que foi realizado no mês de agosto, a produção foi ampliada para 65 mil plantas. “A perspectiva é que o rendimento seja de 20 mil caixas e que atenda de forma satisfatória os compradores que buscam um tomate com bom calibre e resistência no pós-colheita, características do Itaipava“, explica Vilmar.