Autores
Roque de Carvalho Dias
roquediasagro@gmail.com
Vitor Muller Anunciato
vitor.muller@gmail.com
Engenheiros agrônomos, mestres em Proteção de Plantas e doutorandos em Agronomia – UNESP/FCA
Leandro Bianchi
leandro_bianchii@hotmail.com
Samara Moreira Perissato
samaraperissato@gmail.com
Engenheiros agrônomos, mestres em Produção Vegetal e doutorandos em Agronomia – UNESP/FCA
Leandro Tropaldi
Agrônomo, mestre e doutor em Agronomia e professor da UNESP – Dracena
l.tropaldi@unesp.br
As plantas daninhas afetam a produtividade das culturas devido à competição por água, luz e nutrientes. Além disso, essas plantas também podem servir de hospedeiras para pragas e doenças e liberar compostos alelopáticos para a cultura.
A dessecação pré-plantio, com uso de herbicida, é uma prática muito comum e consiste na eliminação das culturas de cobertura e de toda vegetação existente antes da semeadura das culturas, incluindo as plantas daninhas. Em geral, existe um tempo para que essa técnica de manejo seja realizada, no caso da soja, por exemplo, recomenda-se um período que varia de 15 a 30 dias antes da semeadura.
Entretanto, o número de dias necessários para que as plantas daninhas sejam controladas varia com as características relacionadas às plantas, como: espécies presentes, estádio de desenvolvimento, além de questões edafoclimáticas e da molécula utilizada.
Do jeito que tem que ser
A dessecação eficiente deve controlar as plantas estabelecidas, evitando que essas permaneçam vegetando no local e interferindo no desenvolvimento da cultura. A dessecação é importante, pois facilita a semeadura, colabora para a disponibilização dos nutrientes e da água para a planta cultivada, além de fornecer palhada, que protege e favorece a umidade do solo.
Isso faz com que, durante a germinação da cultura, fase crítica que demanda água e nutrientes, existam quantidades suficientes desses recursos prontamente disponíveis para a planta. Com a dessecação, também é possível aumentar a eficiência no manejo de insetos, já que a prática provoca um período de escassez de alimento, impactando na população e no ciclo dessas pragas. A partir disso há um aumento da eficácia na aplicação de inseticidas e um maior controle das pragas iniciais, principalmente dos percevejos.
Culturas beneficiadas
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.