17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti A hidroponia proporciona maior produtividade para a rúcula?

A hidroponia proporciona maior produtividade para a rúcula?

Autores

Rafael Simoni
Engenheiro agrônomo e consultor técnico em Hidroponia
rafaelsimoni@agronomo.eng.br
Alessander Weiller Fröhlinch
Engenheiro agrônomo, representante comercial e projetista de estufas agrícolas e sistemas hidropônicos
alessander.wf@hotmail.com
Márcio Adriano Kaiser
Engenheiro agrônomo, representante e desenvolvedor de variedades Hortifrúti
kaiser.marcio@gmail.com
Crédito: Márcio Kaiser

A rúcula (Eruca sativa) é uma hortaliça folhosa que vem tendo aumento de demanda em razão de seu sabor diferenciado tanto para consumo em saladas como componente na elaboração de pratos gourmet e em função de seus diversos benefícios à saúde humana. Esse aumento de demanda gerou, consequentemente, uma busca por aumento de produtividade, e a hidroponia surgiu como uma alternativa para se conseguir ótimos resultados, tanto em produção total como em produtividade por unidade de área plantada e por tempo, quando comparada ao sistema de produção convencional, em canteiros.

Tomando como exemplo o sistema hidropônico NFT, em perfis, onde circula a solução nutritiva, o incremento de produtividade é possível em virtude de aumentar a densidade de plantas em até 35% por unidade de área. Além disso, como esse sistema geralmente está em ambiente protegido, a planta pode expressar melhor o seu potencial de produção, já que está num microclima mais apropriado, diminuindo os efeitos de fatores externos negativos, como insolação excessiva, geadas, pragas e doenças.

Entre um e outro

Enquanto em canteiros o ciclo médio varia de 32 a 40 dias após a semeadura, no sistema NFT, onde a semeadura é feita em espuma fenólica, a colheita pode chegar a ser feita até antes de 26 dias após a semeadura, um ganho mínimo de seis dias, ou seja, mais de 18%. 

Também deve ser considerado o fato de que na hidroponia não se faz necessário refazer canteiros. Isso permite que se possa aproveitar novamente a área imediatamente após a colheita, sem necessidade de correções de solo, rotação de culturas e preparo de novos canteiros. Esse pequeno detalhe pode fazer render dois ou até mais ciclos no decorrer de um ano, ou seja, aumento de 16% ou mais em um período de um ano.

Considerando estes principais fatores, o aumento de produtividade na hidroponia pode facilmente alcançar e até ultrapassar os 50% de incremento em produtividade.

Manejo

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.