17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti A importância de escolher bem o porta-enxerto

A importância de escolher bem o porta-enxerto

Autores

Rhaiana Oliveira de Aviz
rhaianaoliveiradeaviz@gmail.com
Graduandas em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Luciana da Silva Borges
Doutora, professora – UFRA e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Horticultura da Amazônia (HORTIZON) e Núcleo de pesquisa em agroecologia (NEA)
 
Luana Keslley Nascimento Casais
luana.casais@gmail.com
luciana.borges@ufra.edu.br
Fotos: Fundecitrus

Atualmente a citricultura desempenha uma das principais atividades agrícolas do Brasil, sendo um de seus produtos o suco de laranja, líder em produção e comercialização mundial. Esta é uma das áreas mais promissoras da agricultura, pois apresenta cadeia completa e tecnologias avançadas, desde a produção de mudas até o processamento de subprodutos.

Porém, é impossível obter sucesso na produção do citros sem atentar para a produção de mudas, pois este é um dos insumos mais importantes, e por isso necessita de cuidados redobrados quando o que está em jogo é uma boa produtividade futura.

Mudas certificadas

Para a produção adequada de mudas certificadas de citros é necessário atentar para alguns cuidados, tais como a correta escolha dos porta-enxertos e copas que possam resultar numa planta adequada às diversas situações, como tipos de climas, doenças e pragas.

Segundo a Embrapa (2016), a produção de porta-enxertos tem sido realizada utilizando o mesmo telado para a produção das mudas. Essa medida visa uniformizar os tratos culturais e manter condições de temperatura e umidade mais favoráveis à germinação e ao desenvolvimento inicial das plântulas.

Além disso, a Embrapa (2016) também ressalta que, para um bom porta-enxerto, as características a seguir devem ser levadas em consideração, como elevado número de sementes por fruto, capacidade de adaptação às condições de clima e solo, resistência ou tolerância a vírus e a outros organismos destrutivos, indução de produção precoce de frutos às copas, compatibilidade com copas de alta produtividade, redução do porte da combinação copa-porta-enxerto, tolerância à seca, ao alumínio, à salinidade, ao frio (geadas), indução de produção de frutos de boa qualidade, determinação de longevidade à combinação de copa-porta-enxerto, alta eficiência no aproveitamento de fertilizantes e indução de alta eficiência produtiva.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.