Autor
Givago Coutinho
Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)
givago_agro@hotmail.com
O abacaxizeiro, planta monocotiledônea, pertence ao gênero Ananas, família Bromeliaceae e espécie Ananas comosus L.. Morfologicamente o fruto do abacaxizeiro é um fruto composto ou múltiplo chamado sincarpo ou sorose. Esta infrutescência, na verdade, é formada pela coalescência dos frutos individuais, que são do tipo baga, numa espiral sobre o eixo central, que é a continuação do pedúnculo composta por 100 a 200 flores (Reinhardt, 2000).
Em formas de processamento, assim como no processamento mínimo, os frutos devem ser descascados manual ou mecanicamente (Bastos et al., 2000), como ocorre também no consumo tradicional. Contudo, uma nova cultivar de abacaxizeiro vem chamando a atenção de produtores e consumidores – a ‘IAC Gomo-de-mel’.
Atração imediata
O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) introduziu, em 1991, a variedade IAC Gomo-de-mel, também conhecida como ‘abacaxi-de-gomo’ proveniente da China. Após vários ciclos de avaliação foi recomendada em 1999, por esta instituição.
Sua principal característica é permitir a separação manual dos frutilhos, sem necessidade de descascamento. Tal fato é devido à característica dos frutilhos apresentar menor aderência entre si, ao contrário do que ocorre em outras cultivares, sendo assim facilmente destacáveis por ocasião da maturação do fruto, estando este maduro, daí o nome “Gomo-de-mel”.
Potencial de mercado
Recomendável como fruto de mesa, o Gomo-de-mel apresenta consistência tenra, suculenta e baixa acidez, chegando a ser quase duas vezes mais doce que o abacaxi pérola e o ‘Smooth Cayenne’, os dois tipos mais populares no Brasil e no mundo, outro fato que justifica a referência ao mel em seu nome. Não precisa ser descascado, apenas destacado em gomos, para seu consumo.
O peso médio do fruto é composto, em média, de 1.044 gramas, equivalendo-se com outras cultivares muito apreciadas e disponíveis no mercado, como ‘Smooth Cayenne’ (1.660 g) e Pérola (1.212 g).
Quanto à polpa, apresenta coloração amarela e tonalidade ouro, suculenta, de sabor agradável, maciez na textura e cilindro central de tamanho médio (2,9 cm), sendo a porcentagem de sólidos solúveis (°Brix) muito elevada e distribuída de maneira bem uniforme ao longo da base, meio e ápice do fruto. Apresenta baixa acidez titulável, teor de vitamina C semelhante ao do ‘Smooth Cayenne’ e menor que o do ‘Pérola’.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.