17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Florestas Ácidos húmicos: Mudas florestais agradecem aplicação

Ácidos húmicos: Mudas florestais agradecem aplicação

Autora

Nilva Terezinha Teixeira
Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro Universitário do Espírito Santo do Pinhal (UniPinhal)
nilvatteixeira@yahoo.com.br
Crédito: Bruna Souto

Na formação de um povoamento florestal, as mudas têm um papel de extrema importância. Mudas vigorosas, com bom enfolhamento e, principalmente, com raízes volumosas e bem formadas são fundamentais, pois, assim, beneficia-se o pegamento das mesmas e, consequentemente, diminui-se a necessidade de reposição.

Essencialidade dos substratos

Mudas de qualidade são mais resistentes e fundamentais para o reflorestamento evoluir com eficiência, e para se obter mudas de qualidade o substrato empregado é essencial. A germinação de sementes, a iniciação radicial e a formação das raízes e da parte aérea estão associadas com a boa capacidade de aeração, drenagem, retenção de água e disponibilidade balanceada de nutrientes nos substratos.

E as substâncias húmicas, que compreendem entre 70 a 80% da matéria orgânica dos solos, têm um papel importante para proporcionar tais condições ao substrato. Mas, o que são substâncias húmicas?

Há três frações nas denominadas substâncias húmicas: humina, ácidos húmicos e ácidos fúlvicos. A humina é insolúvel em meio alcalino ou em meio ácido diluído e possui baixa reatividade. Os ácidos húmicos e fúlvicos são os componentes reativos.

Composição

Os ácidos húmicos são escuros e solúveis em meio alcalino e insolúveis em meio ácido, com composição bastante complexa, e se caracterizam por serem coloides orgânicos de elevado peso molecular; compõem-se de 40 a 60% de carbono; 30 a 40% de oxigênio; 5% de nitrogênio; radicais das mais diversas naturezas, como carboxílicos, fenólicos, hidroxifenólicos, hidroquinônicos, amínicos, amídicos, imídicos, entre outros; cor negra ou parda, alta capacidade de troca catiônica; estrutura estável e grande capacidade de retenção de água.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.