A tecnologia e o campo não andavam juntos no passado. Atualmente, caminham lado a lado, principalmente quando se trata da busca por resultados inovadores na produção agrícola.
A tecnologia se torna cada vez mais primordial para o setor. A área está em constante expansão e se mostra ainda mais útil para o produtor rural. Com a plataforma e-Agro o empreendedor pode ter na palma de sua mão a gestão de seu negócio, de qualquer lugar do mundo, apenas utilizando smartphone ou tablet.
O sistema funciona de forma simplificada, 24 horas por dia e com total suporte técnico. “A e-Agro une gestão, tecnologia, estratégia, previsão de produção, desempenho da colheita e conhecimento, com a simplicidade que o produtor agrícola precisa para administrar e potencializar seu trabalho. Esse é nosso maior diferencial, reunimos um alto nível de informações, que são obtidas com muita facilidade. Geramos relatórios completos com apenas um clique, o que pode facilitar a tomada de decisões, além de ter uma equipe de profissionais altamente especializados no agronegócio para atender o cliente“, explica Angelo Palocci, diretor de marketing da empresa.
Ismael Alves, da Fazenda Aleluia, propriedade com dois milhões de pés café em uma área de 400 hectares, localizada em Franca (SP), é usuário do sistema há um ano. Para ele, o campo é uma indústria a céu aberto e precisa de ferramentas que facilitem a sua administração. “Procurei a plataforma para me auxiliar em um ajuste que tinha de fazer na produção. Com o sistema, tive um retorno gráfico de qual área da fazenda era mais lucrativa e qual apresentava déficit, além de apontamentos sobre mecanização como consumo por talhão, por trator, entre outros. Todas as minhas dúvidas desapareceram com a gestão da e-Agro“, explica.
Em parceria com a Markestrat e a Pecege, a plataforma também oferece a capacitação “˜Gestão Integrada de Fazendas -GIF’, em que o agricultor pode ter uma visão sistêmica para a integração de todos os setores envolvidos na gestão de uma fazenda. Com os conhecimentos adquiridos no aprendizado, o gestor passa a ter uma administração mais eficiente da fazenda.
No site da e-Agro (www.eagro.ag) o usuário pode utilizar gratuitamente por 15 dias a plataforma, encontrar dados sobre treinamentos, informações qualificadas no blog e um canal direto de comunicação por meio do “˜Fale com um especialista’.
Em um levantamento realizado com mais de 300 clientes, a e-Agro apurou que, em média, para cada 100 hectares são necessários apenas 46 minutos por dia de utilização da plataforma para efetuar todo o controle da propriedade rural, o que inclusive vem sendo reduzido com o uso no campo dos smartphones. “No restante do tempo o usuário pode investir na produção ou até mesmo passar mais horas com a família. A plataforma e-Agro é exemplo de como a tecnologia pode impulsionar o agronegócio“, finaliza.
Atualmente, a e-Agro conta com mais de 1.577 fazendas cadastradas, totalizando aproximadamente 86.579 hectares cadastrados.
Projetos universitários facilitam a vida do produtor
Universidades são, tradicionalmente, um ambiente de inovação ““ e isso ganha mais força quando a academia se aproxima do mercado a fim de resolver problemas. Alguns estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Universidade FEI, em São Bernardo do Campo (SP) decidiram dedicar seus trabalhos de conclusão de curso a produção agrícola e desenvolveram quatro tecnologias. Confira:
â–ºAbautac ““ Sistema de fertilização e irrigação automática para agricultura familiar:é um sistema automatizado de irrigação e fertilização do solo para agricultores de pequeno e médio porte que usa interface-homem-máquina, sensores e aplicativos para smartphones.
â–ºEqüuS:é um trator para o pequeno produtor de hortaliças. Nele podem ser acoplados implementos que fazem todas as operações que o agricultor precisa de uma maneira mais eficiente e produtiva. Possui sistema de transmissão hidráulica e atua em diversas atividades agrícolas. Além disso, o trator prepara o solo, abre sulcos, realiza a semeadura, pulveriza a plantação e aplica plástico por cima da área plantada. Também traciona carreta e perfura o solo para colocar estacas para construção de cercas.
â–ºOsÃris:projeto para atender às necessidades do pequeno produtor rural, por meio do desenvolvimento de um sistema de dosagem de disco único capaz de alimentar duas linhas de plantio. A solução proporciona precisão análoga aos implementos disponíveis no mercado, alimentando duas linhas ao invés de uma.
â–ºTerra Brasilis:colheitadeira mecânica para raízes tuberosas variadas que auxilia o trabalho do agricultor, melhorando sua ergonomia, maximizando sua produtividade em relação à que ele possui atualmente, com custo competitivo para suas diversas aplicações.