Cerca de 80% das perdas das plantações de alface são decorrentes de uma das principais doenças: o míldio (BremiaLactucae ““BI). A doença ocorre nas folhas, afetando drasticamente a produção, a qualidade e o valor do produto colhido.
Visando atender as necessidades dos diferentes perfis de consumidores, a ISLA Sementes, empresa especialista com 60 anos de mercado, oferece uma ampla linha qualificada de alfaces com resistência a míldio. Entre elas, se destacam as alfaces lançamentos: Batávia Joaquina com folhas de coloração vermelho-clara, com leve tonalidade de rosa e Batávia Cacimba, com folhas crespas de tonalidade vermelho-escuro. São plantas de pequeno porte e com boa tolerância a pendoamento.
Há, ainda, as novas alfaces frisées: Atalaia (frisée roxa) e Itaúna (frisée verde) com folhas espessas e frisadas, excelente textura, altamente crocantes, talos adocicados, saborosas e com alto potencial de mercado, por serem visualmente atrativas na gastronomia contemporânea; e a Alface Mimosa Prado, famosa por suas folhas tenras, brilhosas e coloração roxa, compacta, cabeça fechada e alta tolerância a pendoamento.
Essa matéria você encontra na edição de março da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.