17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Algas marinhas proporcionam benefícios à bulbificação da cebola?

Algas marinhas proporcionam benefícios à bulbificação da cebola?

Autores

Fabio Olivieri de Nobile
Doutor e professor – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb)
fabio.nobile@unifeb.edu.br
Maria Gabriela Anunciação
Graduanda em Engenharia Agronômica – Unifeb
Crédito: IAC

A cebola é amplamente utilizada na culinária nacional, sendo de grande importância na alimentação do brasileiro, de forma que, junto ao tomate e à batata, forma a tríade das principais hortaliças cultivadas. Dessa maneira, é possível encontrar cultivo de cebola em todo o Brasil, especialmente na região sul do País, que é responsável por cerca de 50% da produção nacional, chegando a, aproximadamente, 1,5 milhão de toneladas.

É claro que, como todas as plantas cultivadas, a cebola tem suas condições ótimas de cultivo que vão proporcionar aumentos consideráveis na produção. Importante atentar-se às questões de temperatura, que vão implicar no desenvolvimento das plântulas e expansão das folhas, sendo de grande importância no aspecto fotossintético.

No entanto, a interação do comprimento do dia e temperatura interferem na bulbificação da cebola. Dessa maneiram é importante salientar que a cebola, no quesito de fotoperíodo, prefere dias longos.

Mitos e verdades

Saindo da vertente climática, existe uma série de insumos que visam melhorar as condições de plantio, otimizando o desenvolvimento e agregando melhorias ao ciclo da planta. É preciso levar em conta que a cebola, por se tratar de uma hortaliça, está presente em pequenas propriedades regidas, quase em sua totalidade, por agricultura familiar.

Dessa maneira, é preciso buscar insumos mais práticos e menos onerosos e, nesse sentido, o extrato de algas marinhas tem sido testado na cebola como meio de melhorar as condições de bulbificação.

Pesquisas

Diversos experimentos realizados em universidades brasileiras indicam que o extrato de diversas algas de variadas espécies promove melhorias na absorção de nutrientes e fotossíntese, incrementando a produtividade. Diversas são as culturas testadas, desde hortaliças até outras culturas produzidas em grande escala, como o feijão.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.