17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Aminoácidos estimulam maturação e coloração das frutas

Aminoácidos estimulam maturação e coloração das frutas

Giancarlo Couto da Costa

Engenheiro agrônomo, pós-graduado em Gestão de Agronegócios, produtor rural e consultor

giancarlocouto@yahoo.com.br

 Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

Segundo a literatura, os aminoácidos são ácidos orgânicos que possuem em sua molécula um carbono central, geralmente assimétrico, ligado a um grupamento carboxila, um grupamento amina e um átomo de hidrogênio.

Além destas três estruturas, os aminoácidos apresentam um radical genericamente conhecido como “R“, que os diferencia. Sua principal função é como constituinte de proteínas, bem como precursor de inúmeras substâncias reguladoras do metabolismo vegetal, além de funcionar como ativadores de metabolismos fisiológicos.

Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, os quais são sintetizados por meio da absorção dos nutrientes pelas raízes e obtidos a partir da aplicação foliar.

 

Maturação das frutas

Na linguagem corrente, é comum falar da maturação das frutas no sentido de se encontrarem em condições de serem consumidas. Classifica-se um fruto como maduro quando a sua semente se encontra totalmente formada e pronta para a disseminação. O fruto pode, então, adquirir características como: intensificação do cheiro, mudança da cor ou mesmo a queda do fruto de seu vegetal originário.

O etileno é um gás responsável pela maturação de frutas, e funciona como um hormônio. É produzido a partir das células e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior. São três reações que acontecem durante o processo de maturação das frutas:

1.Oxidação de lipídios: essa reação é produzida pelo etileno e é responsável pelo rompimento nas fibras do fruto, tornando-o macio;

  1. Quebra das ligações de amido: a doçura das frutas maduras aparece neste momento, durante a quebra das ligações do amido presente em sua composição;
  2. Quebra das moléculas de clorofila: o etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presentes na casca do fruto, que lhe conferem a cor verde. Após esta reação, dependendo do fruto, a coloração fica avermelhada ou amarelada.

Todas as frutas são beneficiadas pelos aminoácidos na fase de maturação - Créditos Shutterstock
Todas as frutas são beneficiadas pelos aminoácidos na fase de maturação – Créditos Shutterstock

Influência dos aminoácidos na maturação

A maturação, a fase de desenvolvimento final dos frutos, exige cuidados específicos por parte do produtor, visto que o alimento estará quase pronto para ir à mesa do consumidor.

Nessa etapa ocorrem os processos que atuam diretamente na qualidade do produto, como a coloração, a textura e o sabor. Entre os principais hormônios que agem nessa fase está o etileno, que pode ter a sua produção estimulada por meio de aminoácidos.

As aplicações desses compostos, por meio de soluções biotecnológicas, atuam na fisiologia da planta. Com isso, auxiliam na translocação dos hidratos de carbono e permitem que a planta tenha um acúmulo de reservas nas raízes, o que contribui para a uniformização da maturação dos frutos, da coloração e aumento do grau brix (teor de açúcar). Também o potássio, associado aos aminoácidos, é um nutriente importante na fase de enchimento dos frutos.

O tempo de vida útil dos frutos, na pós-colheita, também é alterado com a utilização dessas ferramentas. Por ser um estímulo natural que auxilia a planta na produção do próprio hormônio, não tem efeitos agressivos pós-colheita. Assim, as aplicações contribuem para um fruto com melhor equilíbrio dos seus compostos.

Com uma maturação padronizada é possível a valorização no preço de comercialização desses produtos. É importante, ainda, porque o mercado procura por frutos com essas altas exigências. Quando a planta apresenta melhor uniformidade e sabor, há menos perda de alimento e é possível fazer com que a fruta seja reconhecida pela qualidade.

Novidades

As inovações existentes no mercado estão relacionadas a formulações e modo de absorção destes aminoácidos que são aplicados nas folhas das culturas. Algumas empresas lançaram produtos que, devido à formulação, apresentam uma melhor eficiência relacionada à absorção/penetração nas folhas.

 

Manejo

A aplicação de aminoácidos não somente auxilia a maturação de frutos, como atua beneficamente em todo o sistema fisiológico do vegetal, uma vez que as proteínas são constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos, e são as proteínas que participam em praticamente todos os processos celulares, desempenhando um vasto conjunto de funções nos vegetais.

A aplicação de aminoácidos pode ser realizada em qualquer estádio da cultura, mas com foco na maturação a aplicação será melhor aproveitada se realizada no início de formação dos frutos.

Essa matéria completa você encontra na edição de julho 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes