CESB lança 3º protocolo de sua Rede de Pesquisas com dois focos de investigação: aplicação de nutrientes e uso correto do espaço
Inscrições estão abertas para instituições interessadas em participar do desenvolvimento da pesquisa
O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) acaba de lançar o terceiro protocolo de sua Rede de Pesquisas. Para o ano agrícola 2014/2015, a entidade, em conjunto com diversas instituições, desenvolverá duas linhas de investigação paralelas, mas com focos independentes: o uso do enxofre na formulação de nutrientes e o arranjo espacial de plantas ideal no momento da semeadura.
O primeiro deles analisará se existe influência positiva no uso do enxofre nas formulações para o plantio da soja. Com a investigação, será possível identificar se houve aumento significativo na produtividade da leguminosa a partir da inclusão do elemento. Serão avaliados sete tratamentos: um deles sem o enxofre e os demais utilizando diferentes quantidades e fontes diferentes do macronutriente (em forma de gesso e de pastilha).
Já o segundo protocolo pretende descobrir os arranjos espaciais mais adequados e compatÃveis para cada situação a partir do uso de diversas técnicas possÃveis, como a semeadura em linhas mais estreitas e com variação na densidade de plantas na linha e por área, mas também em diferentes níveis de fertilidade. A investigação também ocorrerá com base em sete tratamentos, que diferem entre si no que diz respeito ao espaçamento, Ã densidade plantada por metro quadrado ou linear e quantidade de fertilizantes aplicado no solo.
“Os resultados da Rede de Pesquisa são de extrema relevância para o Comitê e também aos técnicos e produtores com os quais atuamos, já que estas constatações fazem a diferença no dia a dia dos agricultores. Esperamos que com o apoio de renomadas instituições de pesquisas do País, consigamos revelar novas técnicas que ampliem os níveis de produtividade de soja“, ressalta Orlando Martins, presidente do CESB.
A Rede de Pesquisas do CESB foi criada em 2012 com o objetivo de estimular nas entidades de pesquisa a criação de novas tecnologias, validação e refinamento de práticas utilizadas por produtores de soja, visando à maximização da produtividade da leguminosa, com economia e sustentabilidade.
O terceiro protocolo da Rede de Pesquisas já está disponível para todas as instituições interessadas em fazer parte do desenvolvimento desta investigação. Para participar e receber as instruções basta enviar um e-mail para cesb@cesbrasil.org.br