17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Hortifrúti As vantagens das canaletas para a hidroponia

As vantagens das canaletas para a hidroponia

Altair Zotti

Diretor Comercial da AgroCultivo

 

Fotos Altair Zotti
Fotos Altair Zotti

Uma grande novidade na produção hidropônica é o sistema de cultivo em canaletas com o uso de fibras de coco, que facilita o controle de nutrição. A vantagem de produzir em canaletas é a diminuição de fungos, visto que o sistema é fechado, e se faz a reutilização da água da mesma forma que no sistema hidropônico.

A fibra é inerte e tem alta capacidade de retenção de água, com boa aeração e drenagem, bom desenvolvimento de raízes e diminuição da incidência de fungos. Se porventura o fungo ocorrer, a planta pode ser eliminada sem comprometer todo o sistema.

As canaletas AgroCultivoHydroponic Systems propiciam maior desenvolvimento e produção.

Vantagens e benefícios:

ð Excelente relação custo-benefício, com alta durabilidade e segurança de produção. Evita a propagação de fungos e bactérias. Fácil e rápida instalação.

ðPropicia maior aeração entre o substrato e a circulação da drenagem.Altamente eficiente na circulação das drenagens. Diminuição das doenças. Melhora o desenvolvimento dos cultivos. Aumento da qualidade e da produção. Evita que as raízes saiam dos slabs e tenham contato com as soluções lixiviadas.

 A fibra é inerte e tem alta capacidade de retenção de água, com boa aeração e drenagem - Fotos Altair Zotti
A fibra é inerte e tem alta capacidade de retenção de água, com boa aeração e drenagem – Fotos Altair Zotti

Soluções AgroCultivo

A AgroCultivo, no ano de 2015, na Feira de Irapuato, no México, um dos maiores eventos de cultivo protegido, definiu a parceira de desenvolvimento do mercado brasileiro com a Hydropnics Systems, empresa Espanhola focada em soluções e novas ideias em sistemas de cultivos em canaletas para cultivos hidropônicos.

Suas canaletas são sistemas únicos de muita facilidade de montagem, que podem ser utilizadas diretamente no piso das estufas, elevadas ou fixadas na estrutura delas.

As canaletas desenvolvidas pela AgroCultivo e fornecidas pela Hidroponics Systems podem ser utilizadas com vários tipos de substratos, como fibras de coco, peatmoss, perlita, mesclas de substratos, lã de rochae espuma fenólica. Os substratos podem ser usados soltos, em slabs ou em potes.

Todos os canais e acessórios são fabricados com matérias-primas virgens de polietileno e polipropileno e têm garantia mínima de cinco anos de uso. Com acessórios e spacers patenteados, a Hydropnics Systems garante constante desenvolvimento de novos produtos, conforme as necessidades dos clientes ao redor do mundo todo.

Hoje, cada vez mais as indústrias de alta tecnologia de cultivos de hortaliças em estufas buscam a sustentabilidade e responsabilidade social.O uso racional da água nos sistemas hidropônicos fechados de canaletas ajuda o agricultor tecnificado a economizar água e também não coloca em risco o meio ambiente.

As canaletas propiciam maior desenvolvimento e produção - Fotos Altair Zotti
As canaletas propiciam maior desenvolvimento e produção – Fotos Altair Zotti

Projetos sustentáveis

Atualmente, para se ter ideia, no deserto da Austrália já existe um projeto de alta tecnologia de cultivo de tomates, pimentões e pepinos que são cultivados com águas dessalinizadas armazenadas, que vem há 20 km do mar, cultivadas em canaletas, e 100% em slab de fibra de coco, com toda a energia elétrica para o projeto gerada de forma sustentável, por meio de placas solares.

As estufas são projetadas com o máximo de tecnologia e controle microclimático para garantir qualidade e produtividade. Para garantir toda esta qualidade e produtividade, as estufas possuem sistemas de softwares e sensores que monitoram tudo dentro da estufa, desde luz, temperatura da planta e do ar, irrigação, nutrição e crescimento.

Para complementar o projeto das canaletas Hydropnic Systems, a AgroCultivo tambémespecializou-sena questão da fibra de coco e foi buscar o que de melhor havia no mercado internacional, firmando parceria com a empresa Pelemix, que possui material de excelente qualidade fornecido em diversas formas (fibroso, slabs prensado, easypots).

Toda a fibra de coco é lavada várias vezes para extrair o excesso de tanino e então eliminar problemas de toxidez das plantas. As fibras dos slabs e dos easypots são prensadas em placas, facilitando o transporte e diminuindo os custos de frete.

A produção em canaletas diminui fungos, visto que o sistema é fechado - Fotos Altair Zotti
A produção em canaletas diminui fungos, visto que o sistema é fechado – Fotos Altair Zotti

Já estamos com vários projetos em São Paulo e em outros Estados utilizando este material, com excelentes resultados e com plena satisfação dos clientes. Os benefícios e as vantagens da fibra de coco fazem com que a sua utilização aumente cada vez mais mundialmente, e seja exportada de todos os países da Ásia para toda a Europa, África, América e Oriente Médio.

No Brasil os produtores estão,cada dia, optando pela fibra de coco.

Toda a equipe AgroCultivo estará à disposição para melhor assessorá-lo no que for necessário. Visite-nos: www.agrocultivo.com.br– email: agrocultivo@agrocultivo.com.br – Empresa: (12) 3622 1636

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes