A BASF, atenta às necessidades do produtor rural, apresentou seu portfólio completo de produtos para controle de pragas, doenças e plantas infestantes em hortifrúti, durante a 23ª edição da Hortitec.
O evento, considerado um dos mais importantes do setor no Brasil, reuniu produtores, profissionais e técnicos da área que tiveram a oportunidade de conhecer o fungicida OrkestraTMSC, que desde o ano passado teve seu registro estendido para mais 21 culturas, entre elas batata, maçã, manga, melão e tomate.
O produto proporciona um controle eficiente de importantes doenças na cebola (mancha púrpura), maçã (mancha foliar da gala ou podridão amarga e sarna), batata e tomate (pinta preta).
Inovação
O OrkestraTMSC, destaque do portfólio da BASF, além de contribuir para o manejo de resistência, pois possui em sua composição um novo ingrediente ativo do grupo das carboxamidas, também controla fungos que são resistentes a outros fungicidas disponíveis no mercado.
Com F500 em sua composição, promove efeitos fisiológicos positivos nas plantas, reduzindo a respiração e aumentando a fotossíntese líquida, o que resulta em melhor qualidade dos frutos e maiores produtividades.
Já o fungicida CabrioTop®, outro destaque na feira, é um excelente aliado no controle e manejo da requeima, doença de maior importância nas culturas de tomate e batata. Quando utilizado de forma preventiva não permite que a doença se instale nas lavouras.
O produto ainda proporciona aos agricultores o controle de doenças como alternaria ou pinta preta e desenvolve mecanismos de resistência naturais nas plantas, fortalecendo-as e inibindo a ação de bactérias e viroses, deixando a lavoura mais saudável e produtiva.
Portfólio
Para o controle de insetos, a BASF apresenta o inseticida e acaricida Pirate®. O produto tem ação translaminar e atua contra a traça-da-batatinha, tripes e larva minadora no cultivo de batata.
No tomate, o inseticida controla a traça-do-tomateiro e o ácaro-rajado. Além disso, o Pirate® age sob diferentes ácaros e outros insetos nos cultivos de mamão, maracujá e alho.
O portfólio da BASF também contempla Regent Duo®, inseticida composto por dois ingredientes ativos distintos, o que resulta em um efeito de choque e residual de controle da larva alfinete, principal praga subterrânea da batata. Com apresentação na formulação líquida, auxilia no manuseio e dosagem no campo.
Além dos fungicidas e inseticidas, a BASF apresenta o regulador de crescimento Dormex®, muito utilizado no manejo e quebra de dormência das gemas de frutÃferas, como maçã e uva, promovendo uma brotação uniforme e vigorosa das gemas, o que auxilia na condução das plantas, manejo de doenças e pragas da cultura.
Os produtores ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Digilab 2.0, sistema portátil de assistência técnica e diagnóstico eficiente de doenças, pragas e plantas infestantes, que permite a rápida identificação de sintomas em diferentes cultivos.
A ferramenta é inovadora no mercado e funciona por meio de um microscópio digital, que aumenta a imagem em até 200 vezes, com o auxÃlio de um banco de imagens para identificar as principais doenças nos cultivos agrícolas.